Performance urbana sobre corpos com deficiência e a relação com Joinville acontece neste sábado
"¡Resiste Corazón!" será apresentada em ruas de cinco bairros de Joinville
Neste sábado, 20, 10 h, haverá um “esqueleto” feito de folhas de acetato de raio-x parado na Praça Tiradentes. Martín, El Periodista, é um avatar, um personagem da performance “¡Resiste Corazón!”, de autoria da atriz e pesquisadora Nathielle Wougles, sobre corpos com deficiência e a relação com Joinville.
Por cerca de uma hora, a performance percorrerá na rua Elly Soares, entre os números 270 e 190, no bairro Floresta. A realização do projeto é do Impar (Instituto de Pesquisa Arte pelo Movimento), contemplado pelo edital de chamamento do Simdec (Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura) de 2022.
Unindo conteúdo teórico a vivências práticas, a atriz reflete sobre como o conceito médico de deficiência está ligado às ideias de capacidade e incapacidade, criando padrões excludentes, a partir dos quais a estrutura social, política e econômica se molda.
A artista poderá ser reconhecida pelo público devido ao uso de um capuz preto, que lhe cobre todo o rosto deixando apenas os olhos de fora, e um estetoscópio (aparelho médico para auscultar o coração) ao redor do pescoço.
O público que for assistir à apresentação ou estiver apenas passando pela rua pode interagir com a performance, inclusive contando histórias. Pelo contato com as pessoas, Nathielle busca criar o que chama de “Corazón Central”, um território simbólico, um lugar de pertencimento, onde as pessoas possam ser elas mesmas e celebrar seus corpos e existências na cidade.
A performance finaliza com a colagem de posters de lambe-lambe, como uma forma de marcar a existência no espaço urbano.
O trabalho é um desdobramento da pesquisa de mestrado de Nathielle em Artes da Cena e Mediação Cultural pela Escola Superior de Artes Célia Helena e Itaú Cultural. Além de artista e pessoa com deficiência, Nathielle é terapeuta ocupacional, professora, diretora de teatro e presidente do Impar.
Outras datas
Além da apresentação de estreia, neste sábado, haverá outras quatro, em diferentes bairros de Joinville. Todas as apresentações terão audiodescrição aberta, feita pela atriz, e tradução em Libras. A performance será sempre aos sábados, às 10h.
Data:20/04, às 10h.
Local: Praça Tiradentes (rua Elly Soares, entre os números 270 e 190) – Floresta.
Data: 27/04, às 10h.
Local: rua do Posto de Saúde (rua Elisabeth Rech, entre os números 179 e 415) – Paranaguamirim.
Data: 11/05, às 10h.
Local: rua da Associação (anexa à associação de moradores) – Morro do Meio.
Data: 18/05, às 10h.
Local: Proximidades da Escola Municipal Professor Sylvio Sniecikovski (avenida Júpiter, entre os números 1876 e 1401) – Jardim Paraíso.
Leia também:
1. Panificadora de Joinville paga multa por exigir valor mínimo para aceitar pagamento via Pix
2. Saiba qual vereador de Joinville é alvo de operação que investiga rachadinha
3. Com casa cheia, Joinville Vôlei tenta empatar série contra o Sesi Bauru pela Superliga
4. Joinville repassa R$ 3 milhões para escolas e CEIs da rede municipal
5. Previsão para Joinville: saiba como fica tempo nesta quinta-feira
Assista agora mesmo!
Palácio Episcopal foi construído para primeiro bispo de Joinville, inspirado no estilo barroco: