“Período da tarde será de muita chuva”, prefeito de Joinville alerta para riscos de alagamentos e deslizamentos neste domingo

Rio Águas Vermelhas está saindo da calha

“Período da tarde será de muita chuva”, prefeito de Joinville alerta para riscos de alagamentos e deslizamentos neste domingo

Rio Águas Vermelhas está saindo da calha

Isabel Lima

Na manhã deste domingo, 8, por volta das 9h30, o prefeito Adriano Silva e a vice-prefeita Rejane Gambin atualizaram as previsões para este domingo em Joinville. O volume de chuvas previstas para esta tarde pode causar alagamentos nos bairros Vila Nova, Morro do Meio e Jativoca. Além disso, em regiões de morros e encostas, devem ocorrer deslizamentos.


“Período da tarde será de muita chuva”, alertou Adriano Silva. De sábado até a manhã deste domingo, Joinville apresentou um acumulado de 44 milímetros, mas a previsão é que ultrapasse os 100 mm.

A orientação é subir os móveis, usar rotas seguras e procurar abrigo.

Alagamentos

Rio Águas Vermelhas na manhã deste domingo, 8 | Foto: Reprodução/Adriano Silva

Conforme o monitoramento da Defesa Civil está indicando, o Rio Águas Vermelhas deve sair da calha na tarde deste domingo. Como ele passa pelos bairros Vila Nova, Morro do Meio e Jativoca, a orientação da prefeitura é que as pessoas procurem abrigos nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

O alto volume do rio Águas Vermelhas também pode impactar o Willy Tilp, que está próximo da calha. Segundo o prefeito Adriano, o rio chegou a alcançar a superfície ontem, mas baixou. A previsão é que as chuvas volumosas da tarde colocam o rio em situação de alerta novamente.

Já no Rio Itaum Mirim, no bairro Itaum, o volume do rio está mais baixo. Por mais que não haja perigo nesta manhã, a atenção deve ser dobrada de tarde. No Jardim Sofia o rio também está normal até esta manhã.

Deslizamentos

Segundo informou o prefeito, neste sábado, 7, algumas ocorrências de deslizamentos foram atendidas em Joinville. “O maior risco são os deslizamentos nesse momento”, alertou ele. A vice-prefeita reforçou o recado e pediu que as pessoas que moram em regiões de morros ou encostas procurem abrigo.

Rota segura

A plataforma Waze de GPS está sendo utilizada pela Defesa Civil de Joinville para informar as melhores rotas de trânsito. Adriano Silva orientou que, ao sair de casa em veículos motorizados, as pessoas devem colocar o endereço de destino na plataforma e seguir o trajeto sugerido.

A Defesa Civil está atualizando diretamente no aplicativo quais ruas estão fechadas ou com maiores riscos de alagamento. Em caso de necessidade ligue 199 (Defesa Civil) e 193 (Bombeiros Voluntários).

Assista ao vídeo:

Leia também:
1. Segunda morte por conta das chuvas em Santa Catarina é confirmada pela Defesa Civil
2. PMRv atualiza situação de rodovias de SC neste domingo de chuvas
3. Asfalto cede e PRF sinaliza desvio na BR-280, em Araquari
4. VÍDEO – Para acessar barragem de José Boiteux, PM atira com bala de borracha em indígenas
5. Chuvas: Defesa Civil atualiza situação de Joinville e outras cidades do Norte Catarinense


Assista agora mesmo!

Papo com quem entende: representante da Opa revela o mais novo sabor da cerveja:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo