Pesquisa aponta Joinville como a cidade mais feliz do Brasil
Outros municípios de Santa Catarina também estão no ranking
Outros municípios de Santa Catarina também estão no ranking
Joinville, o maior município de Santa Catarina, foi eleito a cidade mais feliz do Brasil, segundo um estudo baseado em critérios da Organização das Nações Unidas (ONU). A pesquisa, divulgada pela Revista Bula, colocou Joinville no topo do ranking com 8,91 pontos.
O objetivo da pesquisa não é apenas identificar os municípios com os melhores indicadores sociais, mas revelar os territórios onde as pessoas vivem efetivamente com mais satisfação, segurança e equilíbrio.
O estudo adaptou os critérios do World Happiness Report (WHR) à realidade brasileira, considerando indicadores como qualidade de vida, bem-estar social, saúde, educação e segurança. Esses fatores foram essenciais para determinar Joinville como a cidade mais feliz do país.
Além de Joinville, outras cidades de Santa Catarina figuram entre as 50 cidades mais felizes do Brasil. Florianópolis está na 8ª posição, Luzerna na 14ª, Blumenau na 26ª e Balneário Camboriú na 36ª.
A pesquisa utilizou uma metodologia que atribui notas de 1 a 10 para cada cidade em 12 dimensões diferentes. Esses critérios incluem o PIB per capita, expectativa de vida saudável, apoio social, liberdade para fazer escolhas de vida, generosidade e percepção de corrupção. A pontuação final é uma média ponderada desses fatores, equilibrando aspectos econômicos e sociais.
Para ampliar a abrangência da análise, foram incorporados indicadores adicionais do Índice de Progresso Social Brasil (IPS), do Ranking de Competitividade dos Municípios, do Connected Smart Cities e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Aspectos como qualidade da saúde pública (cobertura de atenção básica, leitos hospitalares por habitante), desempenho educacional (IDEB, taxa de alfabetização), segurança (homicídios por 100 mil habitantes), sustentabilidade ambiental (saneamento, coleta seletiva, áreas verdes), mobilidade urbana, participação cívica e equilíbrio entre vida pessoal e trabalho foram criteriosamente ponderados.
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: