X
X

Buscar

Pesquisa do Ipec aponta que 36% das mulheres de Santa Catarina reprovam governo de Bolsonaro

Elas, contra Bolsonaro tem sido mais infeliz do que feliz nos comentários e atitudes em relação às mulheres, praticamente durante todo o tempo em que é presidente. O resultado está aí: em todos os estados elas reprovam seu governo mais que os homens, conforme a última pesquisa nacional do instituto Ipec (ex-Ibope). Em Santa Catarina, […]

Elas, contra
Bolsonaro tem sido mais infeliz do que feliz nos comentários e atitudes em relação às mulheres, praticamente durante todo o tempo em que é presidente. O resultado está aí: em todos os estados elas reprovam seu governo mais que os homens, conforme a última pesquisa nacional do instituto Ipec (ex-Ibope). Em Santa Catarina, a reprovação delas chega a 36%, contra 22% deles.

Pesquisas
As discrepâncias nos índices de intenção de voto para governador em SC publicadas por três institutos de pesquisa nos últimos dias vêm causando um nó, que mistura euforia e desalento, nos comitês de campanha e nos analistas políticos.

Gulodice
Ouviu-se um comentário pesado no comitê de campanha de Carlos Moisés: “Querem mais, sempre mais!”, reclamou um dos chefes em relação a uma minoria do MDB descontente com o espaço que o governador deu ao partido no seu governo, inclusive permitindo que assuma o Executivo, através do deputado estadual Moacir Sopelsa.

Sem privatizar
Se cumprir, eventualmente eleito, é outra conversa a que se submeteu o candidato ao Executivo estadual e senador Esperidião Amin (PP), que assinou um termo de compromisso diante da direção da Associação dos Funcionários da Celesc prometendo que a Celesc Distribuição permanecerá como empresa pública, sem chance de ser vendida.

Alinhamento
Da compilação de todas a pesquisas feitas pelo instituto Ipec até agora, o que se tem claro é que Bolsonaro conta com o apoio – uns mais, outros menos entusiásticos – de quatro governadores-candidatos: Carlos Moisés (SC), Gladson Cameli (AC), Ibaneis Rocha (DF) e Antonio Denarium (RR). O comando central bolsonarista quer “colar” o presidente a eles na tentativa de dar um necessário e importante impulso à campanha.

Homenagem
Quem é fã da finada cantora Marília Mendonça poderá diminuir as saudades. Dia 5 de novembro, quando se completa um ano de sua morte, a Orquestra Sinfônica de SC (Ossca) vai apresentar o Especial Sinfônico Marília Mendonça, com arranjos exclusivos dos maiores sucessos da rainha do feminejo. Será às 19 horas, no teatro do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, e já está com ingressos à venda.

Obscenidade
Dos imorais R$ 4,9 bilhões do Fundo Eleitoral, repartidos paritariamente entre todos os partidos, o Unidade Popular (UP) teve direito a R$ 3,1 milhão. Não tem nenhum representante em casa legislativa estadual e federal.

Lamentável
Apesar de considerar “lamentável” a decisão do ministro “supremo” Luís Roberto Barroto, o senador Dário Berger (PSB-SC), um dos principais artífices da proposta no Senado, ainda acredita no bom senso e na revisão da decisão liminar que suspendeu o pagamento do piso da enfermagem.

Vidas abreviadas
O suicídio é um tema tabu, mas que precisa ser discutido porque com mais conhecimento e entendimento que se tem sobre ele é que se pode compreende-lo e a ajudar, de qualquer forma. A cada 24 horas, pelo menos duas pessoas morrem de tal causa em SC. É a terceira causa de mortes violentas, perdendo para acidentes de trânsito e homicídios. Somente neste ano (com dados atualizados até 12 de agosto) foram 473 mortes por suicídio em SC. Em 2021 foram 802. Nas últimas duas décadas, de 11 mil. E para cada pessoa que tirou a própria vida, estima-se que outras 10 tenham tentado.

Ação afirmativa
Está aí iniciativa que precisa ser elogiada e copiada: a UFSC agora tem políticas de ações afirmativas em todos os níveis de ensino. Acaba de aprovar resolução normativa que prevê reservar 20% das vagas de ampla concorrência oferecidas na sua educação básica, no seu Colégio de Aplicação, para negros, indígenas e quilombolas, independentemente do percurso escolar ou da renda. A UFSC adota políticas de ações afirmativas há 15 anos e desde 2008 um total de 23.885 pessoas ingressaram na instituição em vagas reservadas.

Pagamentos
Os pagamentos por aproximação se tornaram uma tendência mundial nos últimos anos e devem continuar ganhando força. E Florianópolis é uma das cidades onde a tecnologia mais tem se popularizado no Brasil. Conforme a Visa Consulting & Analytics, divisão de consultoria da Visa, na cidade 53% dos pagamentos presenciais com as credenciais Visa em junho deste ano foram por aproximação, contra 37% da média do resto do país.

– Assista agora:
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização