Pesquisa vai analisar perfil de turistas que frequentam Joinville
Dados serão colhidos no Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola
Dados serão colhidos no Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola
A Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) vai coordenar uma pesquisa em Joinville a fim de analisar o perfil de turistas que visitam e deixam Joinville pelo Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola.
A pesquisa começa na semana que vem e vai ser aplicada nas áreas de embarque do aeroporto, com abordagem dos viajantes que retornam aos seus lugares de origem.
“A Universidade vai auxiliar a Santur na análise dos indicadores”, explica a Professora Yoná da Silva Dalonso, responsável pela coordenação da pesquisa na Univille.
Segundo a diretora de Estudos e Inovação da Santur, Luana Emmendoerfer, o objetivo do projeto, que será implantado em outras cidades catarinenses, é levantar informações sobre a viagem realizada no Estado e compreender os motivos que trouxeram o turista e se ele retornaria numa próxima ocasião, entre outros dados sobre o perfil do visitante.
“Acreditamos muito no potencial de crescimento do turismo em Santa Catarina. Nosso estado é riquíssimo em atrativos tanto para o turista nacional quanto internacional. Mas para crescer, precisamos conhecer quem nos visita e quais suas percepções”, enfatizou.
“Esta pesquisa será mais um dado para compor a ferramenta Almanach, onde teremos um painel de dados exclusivo para o monitoramento das informações”, completou.
Em Joinville, os pesquisadores serão servidores da Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville e bolsistas de graduação do projeto Eventos, da Univille. Além da Prefeitura e da Universidade, a pesquisa em Joinville conta com a parceria da Infraero e Joinville e Região Convention & Visitors Bureau.
O aeroporto vai prestar apoio operacional para que o trabalho possa ser realizado no local com atenção às medidas de prevenção à Covid-19.
Os pesquisadores, devidamente identificados para a abordagem dos passageiros, seguem as medidas de segurança já conhecidas, como uso de máscara e álcool gel.
Para diminuir o contato com os viajantes, vão ser utilizados cartões com um QR code, e o participante pode responder o questionário utilizando o próprio celular.
Este mesmo levantamento já realizado no Floripa Airport, no projeto piloto na capital do Estado.