PF investiga suspeitos de fraudar recebimento do auxílio emergencial em Joinville

Foram realizadas buscas em cinco endereços do município

PF investiga suspeitos de fraudar recebimento do auxílio emergencial em Joinville

Foram realizadas buscas em cinco endereços do município

Redação O Município Joinville

Na manhã desta quinta-feira, 30, a Polícia Federal cumpriu buscas em cinco endereços em Joinville de suspeitos de fraudarem o recebimento do benefício de auxílio emergencial, criado em razão da crise de saúde pública pela pandemia de Covid-19.

Na residências foram apreendidos dispositivos eletrônicos e de armazenamento que serão analisados, mediante autorização judicial, para obter mais elementos e provas do crime cometido e eventuais suspeitos não identificados.

O prejuízo causado, durante três meses de atuação na fraude, é estimado de R$ 100 mil. Os suspeitos podem ser indiciados pela prática dos crimes de furto qualificado mediante fraude e de falsificação de documento público. As penas podem chegar, somadas, a 14 anos de prisão.

Sobre a investigação

A investigação teve início em abril de 2021 a partir de informações encaminhadas pela Base Nacional de Fraudes ao Auxílio Emergencial – BNFAE, uma força tarefa firmada entre a Polícia Federal e Caixa Econômica Federal.

A força tarefa identificou que indivíduos suspeitos estariam praticando fraudes para obter o benefício assistencial com os nomes e dados de terceiros, a partir da cidade de Joinville. A fraude consistia em se cadastrar no programa usando o nome de outrem e assim obter o benefício.

Depois, ainda se passando pelo terceiro beneficiado, usar os valores obtidos no auxílio emergencial para pagar contas no comércio local. A conta Auxílio Emergencial, gerenciada pela Caixa, dá a possibilidade pagamento em “máquinas de cartão” do tipo que se encontra em qualquer loja ou mercado, bem como o pagamento de boletos e transferências em lotéricas e bancos.

Assim, os infratores se aproveitavam da facilidade de uso da conta Auxílio Emergencial, para obter benefícios em prejuízo da população.

Leia mais em:
Lei que proíbe fechamento de igrejas em Joinville durante pandemia é sancionada
VÍDEO – Luciano Hang avalia seu depoimento na CPI da Pandemia: “Perseguido e humilhado”
Covid-19: Joinville realiza novo mutirão de vacinação; saiba quando e como participar


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo