Pico de demandas ao Samu: região de Joinville é segunda com mais chamadas durante festas de fim de ano
Samu de Santa Catarina atendeu mais de 20 mil chamadas em nove dias
Do dia 24 de dezembro de 2023 a 1° de janeiro de 2024, as Centrais de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) receberam 20.920 ligações em todo o estado. A região Norte/Nordeste, localizada em Joinville, é a segunda com mais chamadas, com 3.843.
A região que mais recebeu chamadas foi a Grande Florianópolis, com 3.940 ligações; seguida pela Norte/Nordeste, com 3.843; Sul, em Criciúma, com 3.222; Vale do Rio Itajaí, em Blumenau, com 3.197; Foz do Rio Itajaí, em Camboriú, com 2.975; Extremo-Oeste, em Chapecó, com 1.765; Planalto Serrano, em Lages, com 1.191; e Meio-Oeste, em Joaçaba, com 787 ligações. Entre as principais ocorrências estão os casos clínicos relacionados a situações de afogamentos, mal-estar, convulsão, abuso de bebidas alcoólicas e traumas leves.
Com o aumento do fluxo de veículos nas rodovias os riscos de acidente tem aumentado, as regiões litorâneas também são uma preocupação devido ao grande número de pessoas circulando ao mesmo tempo.
“Nossas Centrais de regulação trabalham orientando a população e enviando recursos de saúde caso o médico regulador julgue necessário, de acordo com protocolos de atendimento já estabelecidos”, orienta Marcos Antonio Fonseca, superintendente de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina.
“Ao ligar para o Samu, mantenha a calma e repasse o maior número de informações necessárias sobre localização da ocorrência e condições da pessoa que precisa de atendimento. Assim, o nosso trabalho pode ser feito de forma mais rápida e direcionado para casos que realmente necessitam de uma ambulância”, finaliza.
Leia também:
1. Homem é preso com veículo furtado no bairro Fátima, em Joinville
2. Tempo em Joinville: confira previsão para quinta-feira
3. Homem enforca ex-companheira, descumpre medida protetiva e é preso em Joinville
4. Diogo Nogueira faz dois shows gratuitos no Litoral Norte de SC
5. BMW onde jovens morreram em Balneário Camboriú pertence a mãe de uma das vítimas, revela Polícia Civil
Assista agora mesmo!
Casarão Neitzel é preservado pela mesma família há mais de 100 anos na Estrada Quiriri, em Joinville: