Polícia Civil apreende 11 aves silvestres mantidas em cativeiro, em Joinville
Caçar, manter ou vender animais da fauna silvestre é proibido por lei, por isso, o suspeito do crime poderá receber multas por ave apreendida, além da possibilidade de ser preso
A Divisão de Investigação Criminal (DIC) da Polícia Civil de Joinville apreendeu 11 aves da fauna silvestres mantidas em cativeiro nesta quarta-feira, 22. Elas foram encontradas em uma residência do bairro Guanabara. Um homem foi detido.
Segundo a DIC, as aves passarão por perícia para confirmar a quais espécies pertencem, mas, no primeiro momento, aparentam ser trinca-ferros, tico-ticos e curiós.
Geralmente, os suspeitos deste tipo de crime comercializam os animais. Porém, neste caso, as primeiras informações da DIC são de que o homem mantinha as aves para si. As investigações ainda devem confirmar a hipótese ou se os pássaros seriam vendidos.
O suspeito assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e não chegou a ser preso, mas será indiciado por crime ambiental, cuja pena varia de seis meses a um ano de detenção e multa.
Os animais silvestres apreendidos foram encaminhados ao Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), órgão público que irá realizar a triagem das aves por profissionais habilitados. As multas e infrações também devem ser lavradas pelo IMA.