Polícia Civil inicia investigações sobre suposto projeto de doação de marmitas em SC
Informação foi dada nesta quarta-feira
Informação foi dada nesta quarta-feira
A Polícia Civil informou na manhã desta quarta-feira, 28, que iniciou investigações para apurar o suposto golpe via redes sociais do projeto social “Alimentando Necessidades”, de Santa Catarina, que pede doações via pix para aquisição de marmitas para pessoas necessitadas. A criadora do projeto é Maria Eduarda Poleza Rosa, de 19 anos. O caso foi trazido em primeira mão por reportagem do jornal O Município Blumenau, do Grupo O Município.
Ainda não há estimativas do total de pessoas lesadas com o golpe. O modo que ela e a suposta amiga, Taynara, operavam consistia em pedir quantias em dinheiro, que seriam destinadas à compra de alimentos para pessoas necessitadas, mas os valores seriam desviados para benefícios próprios. Elas chamavam atenção das pessoas com os famosos fios (expressão usada no Twitter para contar histórias em uma sequência de postagens).
“A gente iniciou as investigações após registro de B.O na nossa delegacia. Estamos tentando levantar mais pessoas que tenham sido lesadas, supostamente, por essa ONG. Então ainda é uma investigação preliminar, em razão também dessa repercussão. Constatamos que nas redes sociais existem outras pessoas e estamos tentando contato, para dar andamento, mas ainda tentando apurar a veracidade das informações”, afirmou à reportagem o delegado Felipe Orsi, responsável pelo caso.
Em nota, a Polícia Civil orienta as pessoas a buscarem se certificar da veracidade e da efetividade das entidades que solicitam doações, em especial, doações em dinheiro. É preciso que haja uma instituição constituída de fato, com CNPJ ou sede própria, além de apresentar sistemas de prestação de contas dos serviços atendidos.
Colaborou na reportagem: Jotaan Silva
Leia também:
– Saiba tudo sobre as Eleições 2022
– Tempo em Joinville: confira como fica o clima nesta quarta-feira
– Processo seletivo em Joinville tem vagas para engenheiro e arquiteto; veja salário
– Mulher trinca dente após morder “pedra” pensando que era amendoim no Vale do Itajaí; empresa foi notificada
– Eleições 2022: eleitores não podem ser presos a partir desta terça-feira; entenda
– Assista agora:
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização