Polícia Civil realiza operação contra lavagem de dinheiro em Joinville

Dinheiro foi roubado de caixas eletrônicos por facção criminosa

Polícia Civil realiza operação contra lavagem de dinheiro em Joinville

Dinheiro foi roubado de caixas eletrônicos por facção criminosa

Redação O Município Joinville

A Polícia Civil de Santa Catarina (PC-SC) realizou nesta terça-feira, 13, a segunda fase da Operação “Xeque-Mate”, para coibir lavagem de dinheiro e buscar o dinheiro roubado de caixas eletrônicos por uma facção criminosa. Ao todo, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça em Joinville, Camboriú e Balneário Camboriú.

A ação está sendo realizada pela Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC-SC). A investigação apontou que um grupo catarinense, que o líder era conhecido como “rei dos caixeiros”, se dedicava a furtos em caixas eletrônicos, evitando crimes no estado de para não serem investigados pela Polícia Civil local.

Segundo a PC-SC, todo o proveito do crime, as dissimulações de patrimônio e a aquisição de ativos, acontecem no estado catarinense, viabilizando assim a investigação patrimonial e de lavagem e ocultação de bens.

O objetivo das medidas é a apreensão de documentos, confirmar a real situação do patrimônio sem lastro, a identificação de outros bens que não haviam sido identificados e sufocar financeiramente o grupo criminoso com a apreensão e indisponibilidade de ativos que sejam fruto de valores obtidos com os furtos.

Primeira fase da operação

Na primeira fase da operação já havia sido decretada judicialmente a indisponibilidade de seis imóveis, 22 veículos e uma moto aquática, sendo nesta segunda fase também determinada a indisponibilidade de mais oito imóveis e 13 veículos, cujo valor total ultrapassa os R$ 10 milhões.

As investigações foram realizadas pela Delegacia de Investigação de Lavagem de Dinheiro (DLAV), contaram com o suporte técnico do Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro (Lab-LD) e apoio operacional das demais Delegacias de Polícia da DEIC.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo