Polícia de Joinville prende 40 integrantes de facção e apreende carros de luxo e jet skis durante operação
Organização tinha ao menos 60 integrantes na região de Joinville
A Polícia Civil prendeu 40 integrantes de uma organização criminosa que atuava em Joinville na manhã desta terça-feira, 21. Além das prisões, carros de luxo e jet skis foram apreendidos.
A operação “Onda de Choque” foi coordenada pela Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Joinville e contou com o apoio de 250 policiais civis de Santa Catarina, 20 policiais penais de Santa Catarina e 20 policiais civis de São Paulo. Ao todo, 111 ordens judiciais, entre mandados de prisão e mandados de busca e apreensão, foram cumpridos.
O delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, avalia que esta é uma das maiores operações já realizadas no estado contra organizações criminosas. Ele também destacou a importância do trabalho colaborativo entre a Polícia Civil e os demais órgãos estaduais.
“A ideia é combater a ação dessas ações criminosas justamente porque fomentam e impulsionam a atividade de tráfico de drogas e armas e envolvem o aumento da criminalidade violente em Joinville”, comentou o delegado regional de Joinville, Rafaello Ross.
Investigações iniciam após prisão por roubo
Segundo o delegado Murilo Batalha, da DIC de Joinville, as investigações começaram em maio deste ano, após a prisão de um homem envolvido em um roubo a um estabelecimento comercial. Com a prisão, a polícia identificou uma facção que atuava em Joinville, Araquari, São Francisco do Sul e Barra Velha.
A facção criminosa, que também tem atuação em outros estados, cometia diversos crimes, como roubos a residências e estabelecimentos comerciais, tráfico de drogas e armas e até mesmo homicídios.
A partir das investigações, a DIC de Joinville identificou ao menos 60 criminosos que atuam na região. Das 40 prisões realizadas neste terça-feira, algumas foram cumprimento de mandado e outras foram prisões em flagrante.
Além disso, integrantes da facção que já estavam presos atuavam de dentro dos presídios. Outros envolvidos que também estavam com o benefício da prisão domiciliar também foram detidos. Por este motivo, a Polícia Penal auxiliou na operação.
Entre os presos, um homem que exercia cargo de liderança na facção na região de Joinville também foi preso. O delegado Murilo Batalha conta que este homem já havia sido preso pela DIC de Joinville por um roubo em um hotel de luxo da cidade. No momento, ele cumpria prisão domiciliar e foi preso em flagrante em casa com duas armas de fogo e drogas.
Além dos carros de luxo e jet skis, também foram apreendidas armas, drogas e valores em dinheiro. O valor apreendido ainda não foi contabilizado. O delegado Ross informa que, após o balanço da operação, a DIC de Joinville avaliará possíveis novas fases da operação.
Leia também:
1. Crianças são resgatadas após afogamento na praia do Forte, em São Francisco do Sul
2. Prefeitura de Joinville realiza leilão online de carros, motos e sucata nesta semana
3. Ex-noiva acusa Zé Trovão de agressão e Justiça concede medidas protetivas; deputado nega
4. Obituário de Joinville: confira falecimentos dos últimos dias
5. Homem desaparecido é encontrado morto dentro de própria casa no Norte de SC
Assista agora mesmo!
Sargento Junkes leva o pai e o irmão para o bar da Zenaide para contar histórias de família: