Polícia descobre lavagem de dinheiro em barbearias de SC
Cabelo e barba Na mega operação realizada anteontem pela Polícia Civil do Paraná e que em SC atingiu Balneário Camboriú, Itapema e São Francisco do Sul, algo inusitado na bilionária indústria da lavagem de dinheiro une as três: “investimentos” em barbearias. Nunca, em tempo algum, surgiram tantas, algumas super sofisticadas. O mesmo fenômeno ocorre em […]
Cabelo e barba
Na mega operação realizada anteontem pela Polícia Civil do Paraná e que em SC atingiu Balneário Camboriú, Itapema e São Francisco do Sul, algo inusitado na bilionária indústria da lavagem de dinheiro une as três: “investimentos” em barbearias. Nunca, em tempo algum, surgiram tantas, algumas super sofisticadas. O mesmo fenômeno ocorre em Florianópolis, onde donos do negócio não raro chegam para “trabalhar” pilotando Porsches.
Um décimo
Num painel do evento Logistique Summit 2024, em Balneário Camboriú, o presidente da Federação das Indústrias de SC, Mário Cesar de Aguiar, afirmou que atualmente o grande diferencial da indústria é a logística, que faz SC perder competitividade. Citou que na Fiesc se mede o índice de competitividade da indústria catarinense, que só perde pela de São Paulo por um décimo. Se SC tivesse uma condição de infraestrutura mais adequada, seria a indústria mais competitiva do país, garante.
Vitórias do PT
Após o fraco desempenho de quatro anos atrás, o PT acredita em vitória em nove capitais, conforme avaliação de seus principais caciques. Florianópolis está fora da lista. E o Estado onde prevê seu pior resultado não é SC, como alguns chegam a dizer. É o interior de São Paulo. Fala-se em “massacre”.
Cerveja
O Festival Brasileiro da Cerveja, de 12 a 15 de março em Blumenau, comemora sucesso antecipado. Foram confirmados esta semana dois apoios importantes: da Associação Brasileira da Cerveja Artesanal (Abracerva) e da Federação Brasileira das Acervas (Acerva Brasil). Uma representa as cervejarias independentes e a outra os cervejeiros que produzem em casa, de forma artesanal.
Inadimplência
O mês de maio registrou 6,9 milhões de companhias inadimplentes no país (303.539 em SC), o maior número da série histórica do Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian. O valor das dívidas, quando somadas, bateu a marca de R$ 143,9 bilhões, total registrado pela primeira vez. Em média, cada CNPJ teve cerca de sete contas negativadas no período.
Tão fácil…. 1
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde lança dia 30 um estudo com recomendações aos municípios catarinenses para começarem a lidar mais seriamente com adversidades climáticas. O estado não precisa provar o quanto foi, está e será exposto a elas.
Tão fácil… 2
A primeira e principal é muito fácil e custa pouco para as prefeituras: expandir áreas verdes a partir de soluções baseadas na natureza, como o reflorestamento e plantio de árvores para diminuição das ilhas de calor e redução do escoamento superficial da água e aumento da absorção de águas das chuvas.
Maquiagem
Acerca da espantosa notícia sobre pesquisa das universidades federais de SC e RJ, que encontraram cocaína em tubarões no litoral fluminense, o ativista ambiental paulista João Lara Mesquita aproveita o fato para tirar uma dúvida de muita gente. Diz que “cação” é o nome pelo qual a indústria da pesca de Itajaí decidiu batizar a carne de tubarão exposta nas gôndolas de supermercados e peixarias. Cação e tubarão são sinônimos, mas o público consumidor parece ter algo contra “tubarão”; assim, a indústria usa “cação” apenas por ser mais palatável para o consumidor.
Escola bilíngue
Dezesseis empresas apresentaram-se na concorrência eletrônica da prefeitura de Laguna para construção de uma escola bilíngue regional, com método de ensino exclusivo em Libras. O plano é atender 180 estudantes da região no Ensino Fundamental e Médio. Que bom. E que sirva de referência.
Armas poderosas 1
Levantamento publicado pelo portal ND Mais mostra algo que assusta: nos últimos seis anos, 81 fuzis foram apreendidos em SC. Leitura das autoridades policiais sobre o fato: a expansão do tráfico de drogas e o aumento da comercialização de armas ilegalmente.
Armas poderosas 2
Diante de tal quadro, o governo estadual está reagindo. Recentemente adquiriu 145 fuzis israelenses que após treinamento de instrutores multiplicadores, envolvendo conhecimento técnico e habilidades para seu manuseio, o que está acontecendo no momento, serão encaminhados para delegacias de polícia das maiores cidades do Estado.
Assista agora mesmo!
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: