Polícia fiscaliza locais com denúncia de maus-tratos a idosos em seis bairros de Joinville
Operação “Vetus” está sendo realizada em todos os estados brasileiros
Operação “Vetus” está sendo realizada em todos os estados brasileiros
Durante a manhã desta sexta-feira, 4, a Delegacia de Proteção a Criança, Adolescente, Mulher e Idoso de Joinville (DPCAMI) iniciou a Operação Vetus e fiscalizou locais com denúncias de maus-tratos a idosos na cidade. As fiscalizações ocorreram em seis bairros, sendo eles o Fátima, Bohemewald, Saguaçu, Vila Nova, Guanabara e Costa e Silva.
Foram verificados tanto residência particulares, como instituições que cuidam de idosos. As informações colhidas nos locais vão subsidiar as investigações em curso, afirmou a delegada da DPCAMI, Cláudia Lopes Gonzaga.
A Operação Vetus ocorreu em todos os 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. A ação faz parte de uma operação inédita coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) com o objetivo de combater crimes de violência contra idosos.
Em Santa Catarina, houve a apreensão de armas em Jaraguá do Sul. Já em Concórdia, um homem foi preso em flagrante e duas armas de fogo foram apreendidas. Em Joinville, não houve nenhuma apreensão, de acordo com a delegada Cláudia.
A operação integrada, que teve início no dia 1º de outubro (Dia Internacional do Idoso), foi planejada tendo em vista o aumento de denúncias de abuso registradas durante o período da pandemia pelo Disque 100, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.
Desde então, a Polícia Civil de Santa Catarina já apurou mais de 261 denúncias, que culminaram com a instauração de 70 procedimentos investigativos, com atendimento de mais de 337 pessoas idosas vítimas de violência e a prisão de dois agressores em todo o Estado.
Nesta sexta-feira, foram cumpridas medidas cautelares e serão feitas diligências de investigação destes crimes durante o restante do dia. A mobilização ocorreu em 101 municípios catarinenses e nas 31 Delegacias Especializadas de Proteção ao Idoso, assim como nas Delegacias de Comarcas que possuem denúncias.
Receba notícias no seu WhatsApp: basta clicar aqui para entrar no grupo do jornal