Polícia Militar encontrou irregularidade em apenas 3% dos estabelecimentos fiscalizados no estado
Na semana passada, a PM verificou 8,7 mil estabelecimentos e registrou 205 casos de infração às normas de segurança sanitária
Um levantamento apresentado pela Polícia Militar de Santa Catarina nesta segunda-feira, 27, apontou que apenas 3% dos estabelecimentos fiscalizados apresentaram alguma irregularidade. Segundo a PM, foram mais de 8,7 mil ações de fiscalização na última semana e 205 casos de infração às normas do decreto de segurança sanitária. Destes, 204 receberam autuação e apenas um local foi fechado.
Os principais locais de fiscalização foram os estabelecimentos considerados essenciais, como supermercados e farmácias. Em seguida, estão o comércio de rua, bares e restaurantes. A média é de mais de 1,5 mil operações de fiscalização por dia.
“A Polícia Militar esteve nas ruas nesta semana dando cumprimento a um novo momento de atuação na prevenção de Covid-19, onde a ênfase é a fiscalização do cumprimento das normas que estão estabelecidas”, disse o comandante-geral da PM, Carlos Alberto Araújo Gomes Júnior. “Nós mudamos a metodologia. Passamos a ser pró-ativos e a fazer as fiscalizações, independente de denúncias”, afirmou.
Dois números estão sendo avaliados pela Polícia: o de isolamento social – medido pela movimentação de smartphones – e as ocorrências por irregularidades ao decreto. Desde o início das flexibilizações, a taxa de isolamento vem caindo.
“Embora nós temos um isolamento menor, temos um grande grau de aderência das pessoas, dos comércios, dos empresários às normas exigidas pelo decreto”, disse.