Polícia Militar inicia desmonte do acampamento em frente ao quartel de Joinville
Corporação aguarda orientações complementares mas já iniciou intervenção
Nesta segunda-feira, 9, o 5° Comando Regional da Policia Militar iniciou o processo de desmanche de acampamentos de manifestantes em frente ao quartel do 62º Batalhão de Infantaria de Joinville.
Segundo o comandante regional, coronel Márcio Reisdorfer, os policiais já foram no local nesta segunda e iniciaram o desmonte. O comandante ressalta que a corporação aguarda orientações complementares, mas que já foi iniciada a retirada dos chamados “QGs”.
Dissolução dos acampamentos
A ação ocorreu após o ministro do Superior Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinar a dissolução dos acampamentos dos manifestantes em todo Brasil. Moraes ainda disse, neste domingo, 8, que a desocupação deve ocorrer em até 24 horas.
Além disso, o ministro também determinou que os participantes devem ser presos por diversos crimes.
A sentença faz parte do inquérito dos atos antidemocráticos, do qual Moraes é relator. O ministro determinou que os manifestantes, que estão protestando desde as eleições, contrários ao resultado, que elegeu Luiz Inácio Lula da Silva, sejam presos por “atos terroristas, inclusive preparatórios”; “associação criminosa”; “abolição violenta do Estado Democrático de Direito”; golpe de Estado; “ameaça”; “perseguição”; e “incitação ao crime”.
Conforme a decisão, a dissolução deve ocorrer por parte das Polícias Militares de cada Estado, com apoio da Força Nacional e Polícia Federal se necessário, “devendo o Governador ser intimado para efetivar a decisão, sob pena de responsabilidade pessoal”.
– Assista agora:
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização