Policial é absolvido por morte de homem durante abordagem em Joinville
Caso ocorreu em 2020
Caso ocorreu em 2020
O policial militar Cláudio Vane Costa foi absolvido pelo Tribunal do Júri da Comarca de Joinville da acusação de homicídio contra André Luiz Casa, morto durante uma abordagem policial ocorrida no dia 27 de janeiro de 2020, no bairro Aventureiro. A decisão foi proferida em sessão de julgamento realizada na terça-feira, 1º.
Conforme a denúncia oferecida pelo Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC), o policial teria atirado nas costas da vítima, que já estaria rendida, com as mãos na cabeça e de costas para os agentes.
O disparo atingiu a região lombar de André e causou a morte dele no local. O MP-SC sustentou que o crime foi cometido com recurso que dificultou a defesa da vítima.
“O crime foi cometido com emprego de recurso que impossibilitou a defesa da vítima, porquanto o denunciado a alvejou enquanto ela estava rendida, de costas, e não pode esboçar reação defensiva”, alegou o MP-SC.
Já a defesa do policial alegou que o policial atirou por entender que o homem poderia atirar contra ele o outro policial. “A vítima estava desarmada, mas o policial, pelas circunstâncias da ocorrência e pela desobediência do abordado, imaginou sinceramente que ele sacaria uma arma de fogo e atiraria contra a guarnição policial”, explicou o advogado Cláudio Dalledone.
Na sessão do Tribunal do Júri, o conselho de sentença reconheceu, por maioria, tanto a materialidade do crime quanto a autoria por parte do acusado, mas optou, também por maioria, por absolver o policial da acusação de homicídio.
Com base na decisão dos jurados, o juiz João Carlos Franco declarou a absolvição de Cláudio Vane Costa e determinou o arquivamento do processo.
Leia também:
1. Previsão do tempo: Joinville tem retorno de predomínio do sol nesta semana
2. Arremesso de copos no gramado da Arena é registrado em empate do JEC contra Marcílio Dias
3. Emprego em Joinville: Cepat divulga mais de 800 vagas nesta segunda-feira
4. Identificados homens mortos em fim de semana violento em Joinville
5. Homem é preso após atirar com arma de fogo em via pública e avançar contra policiais em Joinville
Casarão Neitzel é preservado pela mesma família há mais de 100 anos na Estrada Quiriri, em Joinville: