Polo para superdotados: saiba como vai funcionar espaço da Prefeitura de Joinville para crianças com altas habilidades

Inauguração aconteceu nesta quarta-feira, 30

Polo para superdotados: saiba como vai funcionar espaço da Prefeitura de Joinville para crianças com altas habilidades

Inauguração aconteceu nesta quarta-feira, 30

Redação O Município Joinville

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Educação, inaugurou nesta quarta-feira, 30, o Polo Ativamente. O espaço é voltado para alunos da rede municipal de ensino com indicadores de altas habilidades e superdotação, que participam das atividades no contraturno escolar.

O objetivo do polo é oferecer um espaço adequado para que os alunos com indicadores de altas habilidades e superdotação possam ampliar os conhecimentos, interagir com pares e explorar o potencial. Para a prefeita em exercício, Rejane Gambin, a unidade é importante para o avanço da educação joinvilense.

“Assim como não deixamos para trás aquele aluno com dificuldade, nós também precisamos dar uma atenção especial para esses estudantes que têm altas habilidades. Sem dúvida, o polo é um avanço muito importante que vai permitir ainda mais que nossos alunos se desenvolvam e cresçam para que no futuro sejam profissionais de muita capacidade, felizes e completos”, destaca.

Já o secretário de Educação, Diego Calegari, ressalta que a educação especial compreende não apenas os alunos com alguma deficiência, mas também aqueles com superdotação e altas habilidades em alguma área e que precisam de um serviço especializado para apoiá-los.

“O Polo Ativamente é esse serviço especializado para dar aos alunos a oportunidade de fazer essas altas habilidades se traduzirem em competências e fazerem disso um diferencial para suas vidas pessoais e profissionais”, afirma.

Prefeitura de Joinville/Divulgação

Atualmente, são 261 alunos identificados com indicadores de altas habilidades e superdotação na Rede Municipal de Ensino.

Como funciona

Os estudantes com indicadores de altas habilidades e superdotação são identificados pelas unidades escolares ou familiares e encaminhados ao novo espaço.

No local, os estudantes são recebidos e atendidos por uma equipe preparada para trabalhar com os alunos. Eles são organizados em agrupamentos, participando de oficinas temáticas que envolvem áreas como lógica, linguagem, criatividade, expressão artística, tecnologia e outras habilidades específicas.

Prefeitura de Joinville/Divulgação

A unidade tem capacidade para atender até 160 alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. O polo está localizado na rua Júlia Teixeira Delmonego, 120, no bairro João Costa, na zona Sul de Joinville.

Ensinamentos para a vida

Uma das alunas que frequentam as atividades no Polo Ativamente é Nicoly Coimbra Borges, de 14 anos. Ela apresenta indicadores de altas habilidades e participa das oficinas. Segundo ela, a experiência tem sido muito boa porque tem a possibilidade de encontrar outros estudantes semelhantes.

“Às vezes, a gente não se encaixa muito bem em sala de aula e, aqui no polo, mesmo com crianças mais novas, conseguimos nos encontrar e nos comunicar muito bem, além de descobrir afinidades em comum”, comenta.

Mesmo estando há pouco tempo no polo, Nicoly conta que já conseguiu descobrir mais sobre si mesma. “Saber que está tudo bem, por exemplo, não ser boa em uma área e boa em outras áreas, conhecer a si mesmo e que está tudo bem em ser você mesma, são coisas muito boas para a gente levar para a vida”, finaliza.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo