+

População poderá acompanhar online a construção da Ponte Joinville

Início da obra foi autorizado nesta quinta-feira

População poderá acompanhar online a construção da Ponte Joinville

Início da obra foi autorizado nesta quinta-feira

Fred Romano

O início da obra de construção da Ponte Joinville foi autorizado na manhã desta quinta-feira, 23. O evento de assinatura e entrega da ordem de serviço aconteceu no Teatro Juarez Machado. Toda a população poderá acompanhar o andamento das obras da ponte online.

Além do prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), assinaram a ordem de serviço a vice-prefeita Rejane Gambin (Novo), o deputado estadual Matheus Cadorin (Novo), vereadores e secretários municipais. A ordem foi entregue à vencedora da licitação, a empresa Álya Construtora S/A.

A Álya apresentou proposta no valor de R$ 296.231.799,89. A Ponte Joinville terá aproximadamente 980 metros de comprimento e 26 metros de largura e vai ligar as regiões Sul e Leste de Joinville, partindo da Avenida Alwino Hansen, no bairro Adhemar Garcia, seguindo sobre o rio Cachoeira, e sendo conectada com o sistema viário do bairro Boa Vista, nas ruas São Leopoldo e São Borja.

O secretário de Comunicação, Thiago Boeing, explica que uma página está disponível no site da Prefeitura de Joinville para a população acompanhar o andamento das obras. Na página, é possível encontrar notícias sobre a ponte, além das fases de execução. A página pode ser acessada pelo link: https://www.joinville.sc.gov.br/servicos/acompanhar-obras-da-ponte-joinville/.

Os cronogramas com a situação da obra estarão disponíveis para acesso, assim como a porcentagem de conclusão da obra. O prazo de conclusão da obra é de 24 meses a partir desta quinta-feira.

“Uma obra dessa em outros países já teria sido entregue em pouco tempo. Uma ponte dessas será a liberdade para 450 mil joinvilenses”, comenta o prefeito Adriano. “Toda obra de infraestrutura acaba gerando oportunidades, geração de empregos, novas vias, novas áreas comerciais”, completa.

Além do acompanhamento online por qualquer cidadão, a prefeitura organizará comissões de acompanhamento. Serão dois grupos, um com moradores do bairro Adhemar Garcia e outro com moradores do Boa Vista.

Esses grupos terão reuniões periódicas para detalhamento e discussões sobre serviços e etapas da obra. Essa ação será coordenada pela Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) de Joinville.

Fases de execução

O secretário de Infraestrutura Urbana, Jorge Luiz Correia de Sá, comenta que para a boa execução da obra é necessária a parceria entre a prefeitura e as empresas responsáveis, unidas pelo mesmo objetivo.

“A fiscalização é diária, nós vamos trabalhar interligados, isso vai facilitar o trabalho porque vai estar todo mundo no mesmo espaço, a discussão será sempre com os três envolvidos”, comenta Sá.

Além disso, Sá aponta que a criação da Unidade de Obras Especiais – Pontes foi essencial para dar andamento ao projeto. A equipe da prefeitura para a Ponte Joinville é composta por oito engenheiros e comandada pelo engenheiro e gerente de contrato Paulo Mendes.

Paulo explica que no entorno das obras haverá quatro pontos fundamentais para o andamento e agilidade. No lado do Adhemar Garcia, haverá um ponto administrativo e uma fábrica de pré-moldados. No lado do Boa Vista, haverá outra fábrica de pré-moldados e um estoque.

“A partir de 120 dias a população terá uma noção de como a obra está acontecendo dos dois lados”, comenta Jorge Sá.

Confira o que será feito:

  • Mobilização e canteiro de obras
  • Pavimentação/drenagem/paisagismo
  • Fundação e mesoestrutura (sentido Boa Vista – Adhemar Garcia)
  • Supraestrutura (sentido Boa Vista – Adhemar Garcia)
  • Fundação e mesoestrutura (sentido Adhemar Garcia – Boa Vista)
  • Supraestrutura (sentido Adhemar Garcia – Boa Vista)
  • Obras complementares

A ponte em números

A Ponte Joinville terá uma extensão de 980 metros, construída com 2 mil toneladas de aço e 76 mil toneladas de concreto.

O secretário de Pesquisa e Planejamento Urbano, Marcel Virmond Vieira, afirma que há uma expectativa de que 65 mil pessoas utilizem a ponte por dia. Além disso, a média deve ser de oito veículos por minuto na ponte.

Marcel explica que, com a mobilidade urbana que deve ser gerada pela ponte, as pessoas diretamente afetadas ganharão 36,5 horas por ano. “Mais tempo para trabalhar e mais tempo para a família”, comenta o secretário Marcel.

A ponte terá um canal navegável sobre o rio Cachoeira, com largura de 80 metros e altura de 9,5 metros. Será realizada a escavação para estacas de fundação em 3,3 quilômetros.

O secretário de Meio Ambiente, Fábio Jovita, ressalta que durante o planejamento da ponte, uma das preocupações era que a estrutura não fosse projetada acima de unidades de conservação ambiental. Além disso, o secretário comenta que durante a construção, a vegetação não será danificada.

Linha do tempo

O secretário de Administração e Planejamento, Ricardo Mafra, relembra que o início do projeto executivo aconteceu em março de 2016. A execução do projeto aconteceu de maio de 2016 a dezembro de 2020.

“Fiz questão de convidar o prefeito Udo para estar aqui presente”, comenta o prefeito de Joinville, ao relembrar que o início do projeto aconteceu durante o mandato de Udo Döhler (MDB).

Em setembro de 2018, aconteceu a assinatura do financiamento internacional assinado pela Prefeitura de Joinville com o Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata). Conforme o contrato, o valor do investimento é de 40 milhões de dólares.

A primeira licitação foi aberta em novembro de 2022. Duas propostas foram recebidas, mas ambas não atenderam às demandas e fracassaram. “As empresas que participaram não provaram que têm capacidade de trabalhar com o cantitravel”, comenta Adriano Silva.

A segunda abertura de edital para licitação aconteceu em 18 de janeiro de 2024. Desta vez, quatro propostas foram recebidas. Em todo o processo, Mafra conta que a equipe de Administração e Planejamento precisou analisar mais de 21 mil páginas de documentos.

A empresa vencedora do processo licitatório para construção foi a Álya Construtora S/A e o vencedor para supervisão foi o Consórcio Supervisor Nova Engevix – Azimute.

Leia também:
1. Enchente no Rio Grande do Sul: equipe de apoio de Joinville chega a Guaíba para auxiliar na recuperação
2. Homem é encontrado morto em obra, em São Francisco do Sul
3. Campanha AME Jonatas: casal é preso para cumprir pena que supera 70 anos
4. VÍDEO – Após cair em cima de telhado, boi fica pendurado em Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis
5. Rua Tuiuti ganha nova rotatória em Joinville; veja fotos


Assista agora mesmo!

Alemão vem a Joinville a passeio e se apaixona por joinvilense:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo