Portadores de fibromialgia terão atendimento prioritário em Joinville

Proposta foi aprovada na Câmara de Vereadores

Portadores de fibromialgia terão atendimento prioritário em Joinville

Proposta foi aprovada na Câmara de Vereadores

Redação O Município Joinville

A Câmara de Joinville aprovou durante a semana o Substitutivo Global 01/2023 do Projeto de Lei 38/2023, que cria a Política Municipal de Proteção ao Direitos da Pessoa portadora de fibromialgia. Ambas as proposições são de autoria do vereador Pastor Ascendino Batista (PSD).

Defensor da causa, o parlamentar afirma que a aprovação dessa proposta é uma importante vitória, uma vez que contempla a carteira de fibromialgia, documento que há tempos é solicitado.

“Conseguimos aprovar a carteirinha da Fibromialgia, que ajuda a identificar as pessoas que sofrem com essa doença. Ainda em 2022, aprovamos a lei de minha autoria que garante atendimento preferencial aos portadores de fibromialgia. Por isso, a conquista da carteirinha é tão especial. Muito em breve, essas pessoas, munidas dessa identificação, poderão enfim ter respeitado direito de receber atendimento prioritário, sem passar por constrangimentos”, fala.

Segundo o documento aprovado no Poder Legislativo, a carteira de fibromialgia será implementada após 120 dias da sanção da lei, através do aplicativo Joinville Fácil, conforme informação repassada pela Prefeitura. “Agora, estamos aguardando o ‘sim’ do prefeito Adriano”, conclui o vereador Ascendino.

A fibromialgia é uma síndrome não inflamatória que se manifesta por dor crônica em várias partes do corpo, fadiga e distúrbios do sono. De acordo com especialistas, a doença é uma forma de reumatismo ligado ao sistema nervoso, que faz com o que sinais de dor sejam enviados ao cérebro de forma muito intensa.


Assista agora mesmo!

Maionese fit: como fazer receita deliciosa com abacate, sem sabor de abacate:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo