X
X

Buscar

“Portas estão abertas”: nova gestão da OAB Joinville quer aproximar advogados e ampliar participação

Janaína Madeira e Guilherme Pereira, presidente e vice eleitos, deram entrevista ao jornal O Município Joinville

A advogada Janaína Madeira, recentemente eleita presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Joinville, e seu vice, Guilherme Pereira, detalharam suas principais propostas para fortalecer a advocacia na cidade. A nova gestão, que quer focar em inovação e transparência, já traça ações que visam melhorar o ambiente profissional dos advogados locais.

Em entrevista ao O Município Joinville, Janaína afirmou que um dos focos de sua gestão será a aproximação da OAB com os advogados, criando um espaço mais inclusivo e participativo. “A OAB é participava, é democrática, basta querer estar, as portas estão sempre abertas”, diz Janaína.

Janaína e Guilherme já estavam presentes na atual gestão da OAB Joinville, ela como vice-presidente e ele como secretário-geral. O atual presidente da entidade, Óliver Pereira, estará na diretoria da OAB Santa Catarina. “Temos uma possibilidade maior representatividade”, comenta Janaína.

“Na gestão atual nós já temos uma grande participação da advocacia, nós temos 44 comissões com mais de mil advogados atuando diretamente na OAB”, comenta Janaína. A presidente eleita planeja lançar diversas iniciativas para que a entidade se torne um ponto de encontro entre os advogados, fortalecendo a integração dentro da classe.

Um dos pontos-chave da proposta da gestão é a redução das anuidades, uma preocupação recorrente entre os profissionais da área. Guilherme explicou que a medida dependerá de um estudo de viabilidade econômica, mas é uma prioridade para garantir que a OAB seja mais acessível a todos os advogados.

Atualmente, o valor da anuidade é de R$ 1.071. Os considerados “jovens advogados”, que estão na instituição a menos de cinco anos, têm direito a 50% de desconto por cinco anos. Com a sanação de dívidas que a OAB-SC tinha, haverá a probabilidade da redução.

A presidente eleita também se comprometeu a trabalhar em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (Cassc) para reduzir os custos com planos de saúde para os profissionais.

Além disso, a transparência será um pilar da nova gestão. A prestação de contas será feita trimestralmente em sessões abertas do conselho. Ela acredita que, com essa medida, os advogados terão maior visibilidade sobre as finanças e decisões da subseção, promovendo uma gestão mais participativa e responsável.

Em relação à infraestrutura, a OAB de Joinville já possui uma sede com espaços subutilizados. Janaína afirmou que pretende otimizar o uso desses espaços, promovendo eventos, cursos e atividades que beneficiem a comunidade de advogados da cidade.

A presidente eleita reconheceu os desafios que virão, principalmente em relação à crescente demanda por serviços jurídicos e a necessidade de modernizar os processos dentro da instituição. No entanto, ela acredita que a gestão transparente e voltada para as necessidades dos profissionais será fundamental para superar essas dificuldades.

Uma das principais propostas da chapa eleita é a criação de uma coordenação de comunicação, responsável por planejar ações internas e externas em alinhamento com os objetivos institucionais, além de apoiar a política de relacionamento com órgãos de imprensa e instituições governamentais e não governamentais.

Leia também:
1. VÍDEO – Após fortes chuvas, atrações do Natal de Joinville recebem mutirão de limpeza e manutenção
2. Chuva em Joinville: veja a previsão do tempo para a semana
3. JEC Futsal enfrenta Jaraguá no jogo de ida da final do Catarinense nesta segunda-feira
4. VÍDEO – Árvore cai sobre pista da Serra Dona Francisca
5. Homem é morto com tiros na cabeça em Joinville


Assista agora mesmo!

Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: