X
X

Buscar

Porto de São Francisco do Sul bate recorde de movimentações pelo segundo ano seguido

Dados foram divulgados nesta terça-feira

O Porto de São Francisco do Sul movimentou 17 milhões de toneladas de mercadorias no ano de 2024, registrando o recorde desde que foi inaugurado há 70 anos. O resultado superou o melhor desempenho da história do terminal, que foi em 2023: 16,8 milhões de toneladas.

As exportações foram responsáveis por 58% do fluxo de cargas que passaram pelo porto em 2024, com 9,9 milhões de toneladas. Os maiores volumes operados no ano foram de grãos, com 9,4 milhões de toneladas (soja, 7 milhões, e milho, 2,4 milhões), seguidos pela madeira (274 mil toneladas).

Já as cargas que chegaram ao Porto de São Francisco alcançaram 7,1 milhões de toneladas. Este número inclui os produtos siderúrgicos de cabotagem, movimentados pelo arrendatário Tesc, e também o aço importado do exterior: ambos somaram 3,9 milhões de toneladas (cabotagem, 2 milhões de toneadas, e importação, 1,9 milhão de toneladas). Por sua vez, os fertilizantes oriundos do Oriente Médio, Rússia e Ucrânia atingiram 2,6 milhões de toneladas.

A movimentação exata de 16.961.057 toneladas foi divulgada nesta terça-feira, 21, pela Autoridade Portuária de São Francisco do Sul.

Para o presidente do porto, Cleverton Vieira, o desempenho obtido no ano passado é fruto do trabalho competente e dedicado de todos os segmentos que compõem a comunidade portuária francisquense, consolidando o terminal do Norte catarinense como o que mais movimenta cargas em Santa Catarina.

“Em 2024, priorizamos investimentos na área da tecnologia da informação, não deixando de lado a manutenção da infraestrutura aquaviária e dos equipamentos de movimentação de cargas sob nossa responsabilidade”, diz Cleverton.

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), afirma que o trabalho de toda a equipe do Porto de São Francisco está dando excelentes resultados. “O terminal está passando por um ótimo momento: com recordes, obras e altos investimentos em infraestrutura, como a recente dragagem de manutenção e a derrocagem da pedra submersa”, salienta.

“O Porto de São Francisco do Sul consegue, pelo segundo ano seguido, superar marcas históricas de movimentação de cargas, demonstrando que o trabalho de gestão e organização pode gerar ótimos resultados”, avalia o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Ivan Amaral.

Leia também:
1. Shopping mais antigo de Joinville tem alta no fluxo de visitantes
2. Empresário de Joinville morre após procedimento cirúrgico para fazer tatuagem
3. Homem foragido da Justiça é preso com 174 quilos de maconha em Joinville
4. Avião retorna ao Aeroporto de Joinville por problemas técnicos após decolar
5. Pedestre morre atropelado por carro na BR-101, em Araquari


Assista agora mesmo!

Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba: