Posto de saúde de Joinville recebe nome de padre Luiz Facchini, fundador das cozinhas comunitárias
Projeto foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores para batizar a UBS do Boehmerwald
Projeto foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores para batizar a UBS do Boehmerwald
A unidade básica de saúde (UBS) do bairro Boehmerwald, na zona sul de Joinville, levará o nome do padre Luiz Facchini. O projeto de autoria da vereadora Iracema do Retalho foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal na sessão desta segunda-feira, 20.
Morto em 5 de março de 2018, aos 76 anos, o sacerdote foi fundador de mais de 30 cozinhas comunitárias, mantida pela Fundação Padre Luiz Facchini Pró Solidariedade e Vida, fundada por ele em 5 de outubro de 1994. A principal função do projeto era atender crianças, impedindo que viessem a passar fome.
De acordo com a Diocese de Joinville, no auge do trabalho nas cozinhas eram servidas 4 mil refeições diariamente. A estimativa é que nesse período a Fundação ofereceu aproximadamente 16 milhões de refeições.
Juntamente às Cozinhas Comunitárias veio o Cidadão do Futuro, um projeto social com a finalidade de evitar a ociosidade das crianças, com aulas no contraturno escolar, prática esportiva, inclusão digital, acompanhamento escolar, acompanhamento psicológico, também cultura e arte.
Padre Luiz Facchini teve atuação forte no município, promovendo escolas de ministérios, de teologia e de bíblia nas paróquias onde atuou. Em 1978, criou o Centro de Direitos Humanos de Joinville, que contou com as presenças de dom Paulo Evaristo Arns e do então prefeito de Joinville Luiz Henrique da Silveira. Também participou das criações das paróquias Cristo Ressuscitado, no bairro Floresta, e Nossa Senhora de Belém, no Boehmerwald.