+
Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Postura de Jorginho Mello em relação ao governo federal é questionada dentro do próprio governo

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Postura de Jorginho Mello em relação ao governo federal é questionada dentro do próprio governo

Raul Sartori

Sem acenos
Ninguém está aconselhando o governador Jorginho Mello a manter distância do poder central, não recepcionando direta e pessoalmente autoridades federais em visita a SC, como fez com o vice-presidente, Geraldo Alckmin, há dias. É ele que insiste na atitude. Há quem questione este comportamento dentro do próprio governo. Se sabe quem, em última consequência, perderá com isso.

Hasta la vista
Presença frequente nas praias brasileiras, especialmente as catarinenses, durante o verão, o número de turistas argentinos no Brasil despencou espetacularmente de um ano para cá. Em janeiro, apenas 18 mil “hermanos” estiveram por aqui, contra 520 mil no mesmo período do ano passado. Queda de 97%. As estatísticas foram levantadas pela revista “Veja”, na base de dados do Sistema de Tráfego Internacional.

Vulgaridade
Alguns devem se lembrar do concurso encabeçado pela catarinense Ana Otani, de Balneário Camboriú, em 2021, para eleger a “vagina mais bonita do Brasil”. Pois a vencedora, a carioca Maitê Sasdelli, agora ponteia as redes sociais informando que passará por um procedimento para reconstruir o hímen. Mais: que irá sortear a virgindade quando estiver recuperada. Quanta vulgaridade!

Dois mundos
As imagens de sua tranquila Corupá, quando nela vivia, certamente vieram à mente da atriz Bruna Linzmeyer, que anteontem foi rendida por criminosos armados, em moto, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, quando estava a caminho das gravações para a nova série da HBO, “Máscaras de Oxigênio Não Cairão Automaticamente”. Foi obrigada a desbloquear seu celular, levando-a acorrer contra o tempo e evitar que arquivos pessoais fossem vazados.

Maior do país
A Federação das Indústrias de SC (Fiesc) acaba de concluir seu maior investimento na área educacional: a Escola SESI de Referência Moinho, em Joinville. Com investimento superior a R$150 milhões, é a maior do Brasil. Inicialmente, oferece ensino fundamental, médio e cursos no contraturno escolar. São mais de 2 mil estudantes que iniciaram o ano letivo na segunda-feira. Sua estrutura, com mais de 25 mil metros quadrados de área construída, inclui biblioteca, 14 laboratórios, 51 salas de aula, quatro quadras poliesportivas, piscina semiolímpica e espaço para o cultivo de horta. Ao todo, SC tem outras 20 escolas Sesi.

“Saidinha”
Na quente discussão, anteontem, no Senado, do projeto de lei, já aprovado pela Câmara, que restringe o benefício da saída temporária para presos condenados, o senador Jorge Seif (PL-SC) bateu no Ministério Público Federal, que é contra, manifestando-se em dura nota. Afirmou: “Eu queria dizer a essa pessoa que fez a nota que neste ano de 2024 tem eleição para vereador e para prefeito. Se vocês querem legislar, se candidatem. Que eu saiba, o MPF não legisla. Eles estão falando que o projeto é inconstitucional. Ora, se nós estamos propondo um projeto de lei para alterar a lei, não vai ser mais inconstitucional. Que nota mais idiota! É lamentável que alguns membros do MPF continuem na ´bandidolatria´ de fazer carinho na cabeça de vagabundo”. Olha….

Alvo da PF
Aquele fiscal do trabalho que resgatou uma doméstica na casa de um juiz de SC – que voltou à casa do magistrado com aval do Judiciário – foi alvo de uma ação da Polícia Federal esta semana em Uberaba, Minas Gerais, quando teve seu celular apreendido, cumprindo mandado de busca e apreensão expedida pela 1ª Vara Federal de Florianópolis. Motivo: deu entrevista a um programa de televisão sobre o episódio, o que motivou a abertura de uma apuração determinada pelo ministro Mauro Campbell, do Superior Tribunal de Justiça. O fiscal é acusado de violação de sigilo funcional.

Desinformação
O deputado estadual Mossocco (PL) foi à tribuna defender o governador Jorginho Mello, que por decreto desobriga o comprovante da vacina da covid para a matricula escolar. Disse: “O governador não fez nada mais nada menos do que manter o direito à liberdade: quem quiser vacinar, vacina, porque a vacina está à disposição, quem quiser, vai vacinar”. Perguntar não ofende: e quem defende o direito daqueles que tomaram a vacina de não ter a seu lado possíveis contaminados que recusaram o imunizante. Não há direitos unilaterais.

Moradores de rua
Quantos moradores de rua há em SC? Não existe este dado, mas certamente são milhares, em todas as cidades, das maiores à menores. A situação é tão dramática que a Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família lançou esta semana uma cartilha para orientar as prefeituras em políticas públicas voltadas a esta população.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo