Praça no Jardim Paraíso, em Joinville, é revitalizada; confira fotos
Obra teve parceria entre a prefeitura e organizações privadas
Nesta sexta-feira, 3, profissionais da Católica de Santa Catarina, da Prefeitura de Joinville e da Amunesc – associação de municípios do Nordeste do estado, inauguraram melhorias realizadas na praça localizada ao lado do posto de saúde Jardim Paraíso 4, que fica na Estrada Timbé.
“Isso aqui é fantástico, um exemplo do potencial de transformação humana e como ele se irradia. O projeto comprovou como é possível refazer um ambiente de forma econômica e sustentável. A árvore que transplantamos para esta praça é um símbolo de que podemos sempre nos reinventar e pensar de forma diferente. Queremos que ela seja a primeira de muitas outras a serem salvas e colocadas em nossas praças, para proporcionar sombra. Essa praça também é uma demonstração de que estamos olhando e pensando com carinho em toda a cidade”, afirma o prefeito Adriano Silva (Novo).
Neste domingo, 5, a comunidade participou de um evento de inauguração.
O projeto
As atividades do projeto de revitalização da praça iniciaram em junho, com a acolhida dos bolsistas, divididas em três etapas executivas: a abordagem técnica das temáticas do projeto, como a visita a campo para reconhecimento da área e levantamento dos dados e dimensionamento dos brinquedos reciclados, e execução na praça, iniciada em 23 de novembro, paralelamente com a conscientização sobre a coletividade, o uso adequado e a manutenção.
Parte dos recursos para o desenvolvimento e execução do projeto foram provenientes do valor concedido por acadêmico pela Secretaria de Estado da Educação, além de uma bolsa anual de estudos com gratuidade de 100% do valor da mensalidade do estudante no curso de graduação. O projeto também contou com trabalhos e doações de outros órgãos do poder público, como a Câmara de Vereadores e a Polícia Civil; da comunidade, com a participação da Associação de Moradores do Guanabara e de moradores do Jardim Paraíso, e de empresas da região, como a Fredy Pneus e a Tintomax. Os grupos do posto de saúde participaram da execução das atividades e com sugestões de melhorias.
A proposta teve como inspiração o projeto Ecopark Oeste, de Cascavel (PR), e está alinhada aos ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) 3-Saúde e Bem-estar, 11-Cidades e Comunidades Sustentáveis e 17-Parcerias e Meios de Implementação.
Confira as melhorias
• Plantio de mais de 600 mudas de flores, de 300m² de grama e de três quaresmeiras, árvore de médio porte.
• Colocação de 600 corpos de prova para realizar a separação dos espaços.
• Aproximadamente 160 pneus foram utilizados para compor a estrutura e permitir a instalação de três brinquedos de montaria, uma escada, dois pula-pula, uma ponte túnel e obstáculos. Os equipamentos foram projetados para estimular a cooperação, integração e desenvolvimento cognitivo.
• Instalação de 17 floreiras feitas a partir de pneus.
• Disponibilização de três bancos produzidos com materiais sustentáveis.
• Transplante de um Pau-ferro, espécie de grande porte, para proporcionar sombra no local.
• Reforma, pintura e reposição de equipamentos da Academia da Terceira Idade.
• Instalação de uma estrutura de pergolado com espaço instagramável, que receberá, ainda, um mural do artista plástico José Malinoski.
• Montagem de uma horta comunitária com mudas de alecrim, chuchu, couve, gengibre, hortelã, manjericão, mostarda e salsa.
• Instalação de dois caminhos sensoriais, com pedras, grama e serragem. A proposta é desenvolver o tato.
• Reforma do bicicletário.
• Manutenção da iluminação.
Leia mais em:
– “Tive namorados negros”: joinvilense Dayane Mello responde a acusações de racismo
– Em menos de duas horas, dois corpos são encontrados em Joinville
– Semana começa com chuva em Joinville; confira previsão do tempo
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube