Prefeito Adriano Silva e Luciano Hang participam de mutirão contra pichações em Joinville
Ação aconteceu na manhã deste sábado
Ação aconteceu na manhã deste sábado
O prefeito de Joinville, Adriano Silva, e o empresário Luciano Hang participaram neste sábado, 15, de um mutirão de combate às pichações no Centro da cidade. A ação reuniu também a vice-prefeita Rejane Gambin, servidores municipais, integrantes do 62º Batalhão de Infantaria do Exército e dezenas de voluntários.
O grupo se encontrou na Praça da Biblioteca Pública Prefeito Rolf Colin, de onde seguiu para pontos previamente mapeados com base em denúncias feitas pelo aplicativo da Prefeitura. Fachadas, paredes e estruturas públicas e privadas receberam nova pintura.
Durante o mutirão, Adriano Silva destacou o envolvimento da comunidade e agradeceu aos voluntários e aos moradores que utilizaram o aplicativo para indicar os locais pichados.
“Essa união reforça o sentimento de pertencimento e comprometimento para que a baderna não tome conta. Queremos efetivamente ter uma cidade bonita”, afirmou.
O prefeito acompanhou pessoalmente a pintura em vários trechos do Centro, reforçando que a mobilização é parte da campanha Joinville é a Nossa Casa, criada para estimular cuidados permanentes com o patrimônio público.

Convidado para o mutirão, o empresário e dono da Havan, Luciano Hang não só acompanhou a ação como também participou da pintura ao lado do prefeito e da vice-prefeita. Ele elogiou a mobilização de Joinville e disse que a iniciativa pode servir de exemplo a outros municípios.
“Quero parabenizar o prefeito, porque esse tipo de ação vai fazer com que outros prefeitos no Brasil comecem a agir. A cidade pichada é uma cidade sem dono. Tudo começa com limpeza e organização”, declarou.
Hang lembrou que um vídeo recente sobre a revitalização de prédios históricos em Joinville teve grande repercussão nacional, demonstrando o interesse da população por iniciativas desse tipo.

A campanha Joinville é nossa casa foi lançada pela Prefeitura de Joinville, com apoio do Conselho de Entidades. O projeto incentiva moradores a ajudarem no mapeamento de locais pichados, por meio do aplicativo Joinville Fácil, e reforça a importância de denunciar atos de vandalismo.
A revitalização de áreas públicas é feita pelas equipes da própria Prefeitura de Joinville, enquanto os imóveis particulares são pintados com o auxílio de voluntários, desde que tenham a concordância dos proprietários.