Prefeito Adriano Silva sanciona lei que proíbe linguagem neutra em Joinville
Assinatura foi realizada nesta segunda-feira
Na última segunda-feira, 20, o prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), sancionou o projeto de lei 120/2021, que proíbe o uso da linguagem neutra em órgãos públicos do município.
Autor do projeto, o vereador Wilian Tonezi (Patriota) diz que “a inclusão de linguagem neutra seria uma afronta à língua portuguesa, traria confusão ao processo de aprendizagem das crianças, geraria inexatidão nos textos oficiais, além de ser uma imposição semântica que privilegia uma ideologia minoritária, não natural à sociedade como um todo”.
Um exemplo de linguagem neutra é a substituição do “o” ou do “a” pelo “x” ou “e” em escritas como “todxs” ou “todes”, em vez de “todos” ou “todas”, numa tentativa de neutralizar os gêneros masculino e feminino.
Antes da assinatura do prefeito, o projeto também foi aprovado na Câmara de Vereadores de Joinville. A vereadora Ana Lucia Martins (PT) foi a única que votou contra a ideia.
A proposta prevê que as autoridades que tomarem ciência do descumprimento da lei ficam obrigadas a propor a sua apuração por meio do Processo Administrativo Disciplinar.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube