Prefeito de Barra Velha diz que Joinville e Itajaí “sufocam” região com criminalidade

Publicação foi feita nas redes sociais da prefeitura

Prefeito de Barra Velha diz que Joinville e Itajaí “sufocam” região com criminalidade

Publicação foi feita nas redes sociais da prefeitura

Redação O Município Joinville

Em vídeo publicado na noite desta terça-feira, 24, o prefeito de Barra Velha, Douglas Elias da Costa (PL) criticou a segurança pública na região e afirmou que os municípios de Barra Velha, Balneário Piçarras, Penha e Navegantes são “sufocados” pela criminalidade de Joinville e Itajaí.

O vídeo foi gravado no meio da rua, em uma área próxima ao limite entre Barra Velha e Balneário Piçarras.

A principal queixa do prefeito é a segurança pública na região. Segundo ele, estes quatro municípios se tornaram uma cidade só, com aproximadamente 200 mil habitantes, e estão se sentindo “sufocados” por Joinville e Itajaí, onde a “criminalidade é muito alta”.

Assista ao vídeo:

Por este motivo, em nome dos quatro municípios, o prefeito fez um apelo às autoridades do estado para que reforcem a segurança pública na região. “O nosso povo não merece sofrer. Nós precisamos de mais segurança”, diz Douglas.

Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Joinville informou que com a realização da segurança pública é de responsabilidade do governo estadual, não vai se manifestar sobre a questão.

A Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina (SSP-SC), em nota, afirma que os números da criminalidade em Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e Penha estão em redução.

Além disso, uma reunião está marcada para a próxima quinta-feira, 2, entre o governo do estado e a Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (Amfri).

A Polícia Civil diz que “todos os esforços estão sendo efetuados”. Já a Polícia Militar diz que “vem trabalhando diuturnamente na região para atender todas as ocorrências demandadas”.

Confira a nota na íntegra:

“A Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina via Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial de SC informa que os números de criminalidade nos quatro municípios citados (Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e Penha) estão em redução tanto anual (2020 em comparação a 2019) como no primeiro semestre de 2021 ( em comparação com primeiro semestre de 2020).

Além disso, o presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial de SC Coronel BM Charles Alexandre Vieira tão logo recebeu pedido de reunião com a Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí – AMFRI, em 16 de agosto, já marcou para a data mais próxima que havia, ou seja, nesta próxima quinta-feira (2) quando todos serão ouvidos.

Confira os números de homicídio, roubo e furto dos quatro municípios:

Homicídios em Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e Penha

Juntos, os municípios citados tiveram redução de 12% no número de homicídios. Foram 33 registros em 2019 contra 29 em 2020  (período de 01.01 a 31.12).

Neste primeiro semestre de 2021, os números seguem em redução em relação ao mesmo período do ano passado (01.01 a 30.06).
Foram 13 homicídios em 2021 contra 16 de 2020 (janeiro a junho nos quatro municípios citados), uma redução de 18%.

Roubo em Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e Penha

Em 2020, com exceção de Penha, houve aumento de 3% em todos os municípios.
– 2019: 460
– 2020: 475
(Número dos quatro municípios durante 01.01 a 31.12)

Com relação ao primeiro semestre de 2021, houve diminuição de 16,7% (258 contra 215 em relação ao mesmo período do ano passado (01.01 a 30.06).
O melhor ano da série histórica (tanto em nº de ocorrências, bem como taxa
por 100 mil habitantes).

Furto em Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e Penha

Em 2020, considerando todos municípios, houve redução nos furtos de 5,7% (3.984 contra 3.758)

No primeiro semestre de 2021, houve redução de 16% em todos os municípios (1.994  em 2020 contra 1.671 em 2021  período de 01.01 a 30.06).

O que diz a Polícia Civil: todos os esforços estão sendo efetuados, inclusive haverá contato com o comando da Polícia Militar na região no sentido de intensificar ações integradas e conjuntas, as quais já vêm sendo realizadas.

O que diz a Polícia Militar: A Polícia Militar de Santa Catarina, em conjunto com as demais forças de Segurança, vem trabalhando diuturnamente na região para atender todos as ocorrências demandadas. Os índices citados acima mostram o resultado em razão desse intenso trabalho. Nesse sentido, dadas as frequentes operações realizadas, incluindo o município de Barra Velha, o número de ocorrências têm aumentado por causa desse intenso trabalho o que demanda uma nova adequação dos fluxos de rotina operacional, em conjunto com as demais forças, incluindo a municipalidade, para que o atendimento seja ainda mais intensificado. A PMSC segue na execução do plano de inclusões de efetivo e a construção do equilíbrio com equidade.”


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo