Prefeito de Guaíba será recebido por Adriano Silva e grupo de ciclistas em Joinville
Cronograma prevê que cidade catarinense se torne cidade-irmã de Guaíba
O prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), e sua vice-prefeita, Rejane Gambin (Novo), preparam uma recepção especial para o prefeito de Guaíba (RS), Marcelo Maranata (PDT), para a quarta-feira, 8.
Ele iniciou uma jornada de bicicleta rumo a Joinville, nesta sexta-feira, 3 de janeiro, às 3h, batizada de “Viagem da Gratidão”, com objetivo principal convidar oficialmente Joinville a se tornar uma cidade-irmã de Guaíba, em reconhecimento ao apoio prestado após as enchentes que devastaram a cidade gaúcha.
O encontro em Joinville terá a presença do grupo de ciclistas Pedala Joinville, que receberão o prefeito Maranata e sua equipe na entrada da cidade, de onde irão pedalando até a prefeitura. O grupo deverá chegar escoltados pela Guarda Municipal, Agentes de Trânsito e Corpo de Bombeiros, onde, na sede da Prefeitura serão recebidos pelo Prefeito e Vice de Joinville.
Depois o grupo deverá seguir até a Igreja Onda Dura, que serviu como base para os joinvillenses fazerem as doações às vítimas da enchente no Rio Grande do Sul.
Neste local está prevista uma recepção juntamente com os voluntários que prestaram serviços em Joinville que atuaram na cidade de Guaíba. Neste momento será formalizado o Ato da Viagem de Gratidão, com as falas dos prefeitos das duas cidades e demais autoridades.
Parceria Joinville-Guaíba
Joinville foi fundamental na recuperação de Guaíba, enviando uma equipe multidisciplinar composta por 18 profissionais, acompanhada por uma frota de cinco caminhões-caçamba, duas retroescavadeiras, um caminhão-tanque dos Bombeiros Voluntários, além de carretas e outros veículos. Durante semanas, a equipe concentrou esforços na limpeza de ruas e remoção de entulhos nos bairros mais afetados.
A Prefeitura de Joinville doou materiais escolares, mesas, cadeiras e livros às escolas de Guaíba, contribuindo para a retomada das aulas nas áreas impactadas. Além de promover o espírito de gratidão, a iniciativa busca fortalecer os laços entre os municípios por meio da criação da “Rota da Gratidão”, marcada pela instalação de selos em pontos específicos do trajeto.
Roteiro de viagem
A “Viagem da Gratidão” contará com paradas estratégicas em cinco cidades ao longo do percurso: Arroio do Sal (RS), Tubarão, Florianópolis, Itajaí e, finalmente, Joinville (SC), onde a chegada está prevista para o dia 8 de janeiro.
Em Florianópolis, o prefeito Maranata visitará o prefeito Topázio Neto (PSD) como forma de agradecer também pelo apoio prestado por Santa Catarina a Guaíba.
Nesta sexta-feira, 3, o grupo já fez a parada em Arroio do Sal onde descansará até a madrugada de sábado, de onde partirá para Tubarão, já em Santa Catarina. Maranata é acompanhado por Gilnei Andreotti, ciclista com 44 anos de experiência em expedições por diversos países da América Latina.
Leia também:
1. Veja as condições para banho das praias próximas a Joinville
2. Tarifa de Coleta de Lixo de São Francisco do Sul tem cálculo novo em 2025
3. Obras na avenida Coronel Procópio Gomes, em Joinville, reiniciam na segunda-feira
4. Veja o calendário do saque-aniversário do FGTS em 2025
5. IPTU 2025: prazo para pedido de revisão é aberto pela Prefeitura de Joinville
Assista agora mesmo!
Casarão Neitzel é preservado pela mesma família há mais de 100 anos na Estrada Quiriri, em Joinville: