Prefeito de Guaramirim é preso ao voltar de viagem de férias

Quarta fase da Operação Mensageiro ocorreu quando ele estava na Europa

Prefeito de Guaramirim é preso ao voltar de viagem de férias

Quarta fase da Operação Mensageiro ocorreu quando ele estava na Europa

Isabel Lima

Na noite desta terça-feira, 2, o prefeito de Guaramirim Luís Antônio Chiodini (PP) foi preso ao voltar da viagem que fez para a Inglaterra, na Europa. Ele estava em período de férias quando a quarta fase da operação Mensageiro foi deflagrada na última quinta-feira, 28.

A informação foi confirmada pela Prefeitura de Guaramirim ainda nesta manhã. Conforme apuração do g1, ele estava na Europa para acompanhar a formatura do filho em uma universidade.

Desde que saiu de férias, no dia 19 de abril, o vice-prefeito Osvaldo Devigil assumiu a cadeira na cidade. A previsão era que Chiodini retornasse ao cargo em 13 de maio.

Além do prefeito de Guaramirim, o prefeito de Massaranduba Armindo Sésar Tassi (MDB) e o prefeito de Ibirama, Adriano Poffo (MDB), foram presos na quarta fase da operação. Doze cidades de Santa Catarina sofreram mandados de busca e apreensão no fim de abril.

A reportagem entrou em contato com a defesa do prefeito, mas até a publicação desta notícia não teve retorno.

Operação

Ao todo, 18 mandados de prisões preventivas e 65 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos na quarta fase da Mensageiro. A operação apura suspeita de fraude em licitação, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro no setor de coleta e destinação de lixo em diversas regiões de Santa Catarina. Na região Norte, seis cidades são alvo da investigação.

As ordens judiciais expedidas são referentes aos municípios de Imaruí, Presidente Getúlio, Três Barras, Gravatal, Guaramirim, Schroeder, Ibirama, Major Vieira, Corupá, Bela Vista do Toldo, Braço do Norte e Massaranduba. Os mandados foram requeridos pelo MP-SC após a análise dos depoimentos de testemunhas, dos investigados e das provas coletadas nas primeiras fases da Operação.

Ao todo, até agora, já foram cumpridos 196 mandados de busca e apreensão e 40 mandados de prisão preventiva. Esta 4ª fase da operação ainda corre em segredo de justiça, por determinação legal, mas, assim que houver a publicidade dos autos, novas informações poderão ser divulgadas.

Leia também:
1. Tempo em Joinville: temporal pode ocorrer nesta quarta-feira
2. Mulheres são amarradas e amordaçadas por criminosos durante assalto em Joinville
3. Empresário de Joinville receberá comenda máxima da indústria nacional
4. UBSF da região sudoeste de Joinville terá nova sede
5. Casa de Jair Bolsonaro vira alvo de operação da contra dados falsos de vacina


Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo