Prefeito de Itapoá assume presidência da Amunesc; Adriano Silva será vice

Mandato será de um ano

Prefeito de Itapoá assume presidência da Amunesc; Adriano Silva será vice

Mandato será de um ano

Lucas Koehler

Nesta terça-feira, 1º de fevereiro, o prefeito de Itapoá, Marlon Neuber (PL), assumiu a presidência da Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc) para o mandato de 2022. O prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), será vice-presidente.

Marlon ocupa o lugar o prefeito de Garuva, Rodrigo David (MDB). A diretoria de 2022 também é composta pela segunda vice-presidente e prefeita de Campo Alegre, Alice Grosskopf (MDB).

Os integrantes efetivos do Conselho Fiscal são o prefeito de Balneário Barra do Sul, Antônio Rodrigues (PP); o prefeito de Rio Negrinho, Caio Trem (PL); e o prefeito de São Francisco do Sul, Godofredo Moreira Filho (MDB).

O novo presidente destacou a importância da Amunesc no apoio aos projetos de desenvolvimento para a região. Principalmente no ano em que foi oficializada a região metropolitana de Joinville.

Integrantes da Amunesc | Foto: Simone Hülse

Marlon destacou a importância da união dos municípios para realizar melhorias nas regiões, com destaque para o combate à Covid-19 e obras de infraestrutura. “Nossa prioridade é a mitigação dos impactos que a pandemia está trazendo para nossa região”, explica.

O presidente também citou os trabalhos realizados pela Defesa Civil, sistema de saúde, tratamento de água e esgoto, transporte coletivo urbano com integração de tarifas, ordenamento territorial, questões ambientais e de trânsito. “Uma série de políticas públicas conectadas com as regiões”, analisa.

Já para Adriano Silva, Joinville é fundamental para ajudar a região, já que atende e realiza diversos serviços. “Quando a gente desenvolve os municípios próximos, também ajudamos nossa cidade”, comenta.

Região metropolitana em pauta

Um dos pontos mais destacados no evento de posse foi a região metropolitana de Joinville, sancionada pelo governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (sem partido), em dezembro do ano passado.

Para Adriano Silva, Joinville já tinha isso em prática, usando o exemplo do bairro Itinga, que faz limite com Araquari, porém, agora, será de forma legal. Além disso, ele destacou a possibilidade de melhorar os serviços oferecidos.

“Estamos falando de transporte público, água, saneamento básico, mobilidade. Podemos compartilhar entre os municípios. Será um ganho de qualidade para a população”, afirma.

Estrutura da Amunesc

A entidade também conta com 13 colegiados setoriais que têm a função de integrar e debater propostas de interesses comuns em área técnicas, como turismo, assistência economia, cultura, meio ambiente, infraestrutura, movimento econômico e financeiro.

Os municípios que integram a Amunesc são Araquari, Balneário Barra do Sul, Campo Alegre, Garuva, Itapoá, Joinville, Rio Negrinho, São Bento do Sul, São Francisco do Sul.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo