X
X

Buscar

Prefeito de Itapoá pede que MPSC reveja rejeição de barreiras em cidades litorâneas

Marlon Neuber diz que município está entrando com pedido judicial para que bloqueios sanitários permaneçam na cidade

Na madrugada deste domingo, 22, em visita a uma das barreiras sanitárias do município, o prefeito de Itapoá, Marlon Neuber, se pronunciou sobre a recomendação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), que pede que os municípios cessem imediatamente as barreiras sanitárias.

De acordo com o prefeito, a prefeitura, junto ao comitê de crise do município, está adotando medidas distintas com o intuito de que autoridades estaduais e federais reconsiderem a decisão de retirada de barreiras sanitárias em territórios litorâneos.

“Precisamos das barreiras para restringir a superlotação da cidade. Aqui em Itapoá recebemos uma demanda muito grande, quando um turista resolve confundir quarentena com férias”, afirma o prefeito.

Medidas adotadas

A prefeitura de Itapoá vai entrar com um pedido judicial para que o MPSC reconsidere a decisão e mantenha a restrição de acesso à cidade. Além disso, de acordo com o prefeito, já está em Brasília um pedido direto ao ministro da saúde,  Luiz Mandetta, para que analise a situação de Itapoá e de outros municípios litorâneos para que possam manter as barreiras por conta de turistas.

Para Neuber, as autoridades estaduais e federais deveriam fazer a distinção de cidades de interior e litorâneas, a fim de impedir a entrada de turistas. Ele diz que o município não tem uma estrutura de saúde que possa atender uma demanda maior de que de seus moradores.

“Quando as pessoas julgam por sí só que podem tirar férias, neste momento, nós acabamos tendo uma grande população na cidade sem ter estrutura para atender. E as autoridades sanitárias não estão considerando isso”, finaliza.

Assista ao vídeo