Prefeitura de Joinville/Divulgação
Prefeito de Joinville articula medidas diante do impacto das novas tarifas dos EUA na economia local
Reunião promovida pela Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) tratou sobre o tema nesta segunda-feira
O Prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), participou, na manhã desta segunda-feira, 4, de uma reunião promovida pela Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) sobre os impactos nos municípios brasileiros do tarifaço anunciado pelo presidente norte-americano Donald Trump. Ele estava acompanhado do secretário da Fazenda, Fernando Bade.
Adriano informou já estar em contato com as principais indústrias joinvilenses que exportam para os Estados Unidos para levantar os possíveis impactos na economia da cidade. Atualmente, 20% das exportações joinvilenses têm como destino os EUA, que é o maior parceiro da cidade em vendas ao exterior.
“O impacto do tarifaço é muito negativo, especialmente para o nosso setor metal mecânico, e pode gerar consequências na geração de empregos. Desde o anúncio da medida, estamos em contato com empresários, que demonstram preocupação e avaliam medidas para lidar com as consequências das tarifas”, afirma Adriano.
Além do contato individual com os empresários dos segmentos mais impactados, o prefeito explica estar em constante diálogo com entidades como a Associação Empresarial de Joinville (Acij) e a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc). E também com os municípios que integram a Associação de Municípios do Nordeste de SC (Amunesc), entidade da qual é presidente.
Durante a reunião desta segunda-feira, a FNP apresentou um painel com dados das exportações dos municípios brasileiros que vai contribuir para embasar as análises de consequências para os municípios. Participaram do encontro online prefeitos de todo o país.
Assista agora mesmo!
Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba: