Prefeito de Joinville faz balanço dos primeiros dois meses de mandato na Acij

Estiveram presentes na reunião associados da entidade, secretários e políticos

Prefeito de Joinville faz balanço dos primeiros dois meses de mandato na Acij

Estiveram presentes na reunião associados da entidade, secretários e políticos

Fernanda Silva

O prefeito de Joinville, Adriano Silva, esteve presente na noite desta segunda-feira, 1º de março, na Associação Empresarial de Joinville (Acij) para apresentar um balanço dos seus dois primeiros meses à frente da prefeitura.

O empresário, eleito em 2020, falou sobre a sua atuação na pandemia de Covid-19, investimento em turismo, educação e esporte, além de parcerias público-privadas.

Além do prefeito, também estiveram presentes no evento a vice-prefeita, Rejane Gambin, secretários municipais, o presidente da Acij, Marco Antonio Corsini, associados da entidade e políticos, como o deputado estadual Sargento Lima e o ex-vereador Ninfo König.

Segundo o prefeito, a apresentação de um balanço na entidade é importante por conta de sua participação na sociedade. “A Acij reflete a cidade de Joinville, as empresas, a mão de obra”, comenta.

Adriano destacou, inclusive, as ações realizadas em conjunto com a Acij, como a doação de leitos de UTI para o Hospital São José, em 2020, e a participação no planejamento das obras do Eixo Industrial Norte.

O presidente da Acij afirma que, para a entidade, esse tipo de reunião contribui para a relação de parceria e ações junto ao município. “Faz parte da relação com o poder público, para contribuirmos juntos e estreitar laços”, afirma Corsini.

Parcerias público-privada

As parcerias também foram citadas em outras pautas durante a apresentação. O prefeito defendeu a necessidade de mudança na gestão do Hospital Municipal São José e na Companhia Águas de Joinville. Ele afirmou durante a reunião que estudam a possibilidade de uma parceria público-privada na administração da unidade hospitalar e na empresa de saneamento.

Em relação ao empreendedorismo, foram detalhadas as ações relacionadas com a adequação da cidade à Lei de Liberdade Econômica, com foco na desburocratização e na simplificação.

O prefeito informou que vai enviar para apreciação da Câmara de Vereadores, nos próximos dias, o Código Municipal de Defesa do Empreendedor. O documento contempla um conjunto de incentivos para quem deseja empreender na cidade.

Carlos Júnior/Divulgação

Adriano fez uma fala destacando a primeira ação realizada pela gestão, que foi a abertura do processo seletivo para a escolha de cargos comissionados, ocorrido antes mesmo da posse, em dezembro de 2020. Para ele, o método possibilitou escolher os profissionais mais capacitados de acordo com cada área. “Tenho orgulho do time que se colocou a participar do processo”, afirma.

Outro tema levantado por Adriano foi o investimento nas áreas de turismo e infraestrutura, como a ponte que irá ligar o Adhemar Garcia e o Boa Vista. “Será uma grande obra”, afirma. A prefeitura também planeja reformar o Museu do Sambaqui, por exemplo, que contará com a construção de uma nova unidade no Parque da Cidade.

Para a educação, Adriano afirmou que serão ampliadas as vagas nos Centros de Educação Infantil (CEI) e que já estão investindo em tecnologia nas escolas. Como exemplo, o prefeito citou o uso do Google Classroom, plataforma utilizadas nas aulas híbridas, e que é utilizado também na rede privada de educação.

Combate ao coronavírus

Durante a apresentação, Corsini pediu que o prefeito relatasse também como está atuação da nova gestão frente a pandemia. Na ocasião, Adriano afirmou que a situação vem se agravando. O gestor destacou que a cidade passou para o estado mais crítico da pandemia.

Uma das medidas anunciadas na reunião para o enfrentamento da fase máxima do plano de contingência é que todas as Unidades de Pronto-Atendimento (UPA) e todos as 58 unidades básicas de saúde vão passar a atender suspeitos de Covid-19.

Após o fim da reunião, o presidente da Acij afirmou que a entidade tem apoiado o poder público durante a pandemia, mas pediu também o apoio da população. “Há planejamento nas empresas, as pessoas já sabem. Agora, o que foge do nosso controle são os finais de semana”, comenta.

O prefeito também destacou o apoio da sociedade para o enfrentamento da pandemia. “Se a população não seguir as medidas, não teremos capacidade de resposta”, disse o prefeito. “Precisamos manter emprego e economia, mas festa clandestina é impossível neste momento”, finalizou Adriano Silva.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo