Prefeitura altera trânsito dos bairros Bom Retiro e Santo Antônio, em Joinville
Mudanças visam diminuir os conflitos nos cruzamentos entre as vias e melhorar a mobilidade entre veículos, pedestres e ciclistas
Mudanças visam diminuir os conflitos nos cruzamentos entre as vias e melhorar a mobilidade entre veículos, pedestres e ciclistas
A partir da próxima sexta-feira, 6, o Departamento de Trânsito de Joinville (Detrans) vai implantar alterações de sentido em ruas da região do bairro Bom Retiro e Santo Antônio.
A alteração implanta mão única nas ruas Otto Nass, Germano Wetzel, Nova Trento e Taió.
Na rua Otto Nass, a mão única será da rua Tenente Antônio João em direção a Avenida Santos Dumont. Com sentido contrário, a mão única da rua Germano Wetzel será da Avenida Santos Dumont em direção à rua Tenente Antônio João. A mudança compreende toda a extensão das duas vias.
O sentido único na rua Nova Trento, no bairro Santo Antônio, será da Avenida Santos Dumont para a Rua Taió e, na rua Taió, da rua Nova Trento em direção à rua General Câmara, completando o fluxo entre a Avenida Santos Dumont e a rua General Câmara.
Discutidas e aprovadas no Grupo Gestor de Mobilidade Urbana, de acordo com a Secretaria de Comunicação da prefeitura (Secom), as mudanças vão diminuir os conflitos nos cruzamentos entre as vias e melhorar a mobilidade entre veículos, pedestres e ciclistas, atuando, desta forma, na prevenção de acidentes.
Em complemento a estas alterações, desde segunda-feira, 2, a configuração do trânsito no cruzamento entre a avenida Santos Dumont e a rua Arno Waldemar Döhler foi modificada.
Com a nova configuração, o trânsito de veículos só para quando algum pedestre acionar o botão para travessia, o que proporciona maior fluidez ao trânsito e garante a travessia de pedestres com segurança.
Os semáforos que controlam o trânsito das duas vias permanecerão abertos continuamente, permitindo o fluxo direto, tanto para quem vem e segue pela avenida Santos Dumont, que neste caso deve usar as duas faixas de rodagem do lado esquerdo, como para quem faz a conversão à direita na rua Arno Waldemar Döhler, que deve usar a faixa da direita obrigatoriamente.
Isso vale também para quem acessa a avenida Santos Dumont pelo cruzamento, que deve acessar a terceira faixa da via, não mais precisando aguardar o tempo do semáforo ou a parada do fluxo para a conversão.