Prefeitura contrata 81 médicos para atendimentos nas unidades de saúde em Joinville
Profissionais já iniciaram trabalho nas unidades
Profissionais já iniciaram trabalho nas unidades
A Prefeitura de Joinville afirma que 81 novos médicos efetivos de Estratégia da Saúde da Família foram contratados e já iniciaram o trabalho nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs).
Esses profissionais fazem parte do grupo de 187 médicos aprovados no concurso homologado no mês de março e que devem ser convocados conforme a demanda de vagas da Secretaria da Saúde (SES).
Os médicos de Saúde da Família são especializados no atendimento à Atenção Primária, porta de entrada do serviço público de saúde, e buscam acompanhar o paciente durante todo o seu ciclo de vida, desde gestantes e crianças, até idosos.
Para qualificar a rede de atenção e ajudar a suprir a demanda de médicos especialistas na área, a Secretaria da Saúde de Joinville possui o Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade, que já formou 34 profissionais. Desses, sete são servidores atuantes na rede municipal.
Carla Cechinel está entre as egressas da especialização. Ao concluir a formação, trabalhou como médica contratada. Hoje, após ser aprovada no concurso, é servidora pública municipal efetiva e atende na UBSF Adhemar Garcia. Além disso, é responsável por acompanhar e orientar um dos médicos residentes.
Segundo a gerente de Enfermagem e do Núcleo de Gestão Assistencial da SES, Vanessa Cardoso Pacheco, a intensificação do atendimento na Atenção Primária é uma estratégia que vem crescendo mundialmente, inclusive no atendimento da rede particular.
Atualmente, Joinville conta com 138 equipes que atuam na Atenção Primária nas UBSFs, com atividades nas unidades e no território, com ações que contemplam visitas a escolas, igrejas e domiciliares.
Os médicos da Saúde da Família não substituem os especialistas das demais áreas, já que para cada situação existe um limite para a sua atuação individual.
“Mesmo sendo encaminhado para um especialista, o paciente não deixa de ser acompanhado pelo médico da Família, já que esse profissional também tem a atribuição de coordenar os cuidados, orientando sobre dúvidas e demandas das outras especialidades”, informa Carla.
Leia também:
– Procon de Santa Catarina determina suspensão de vendas de bebida Del Valle
– Jovem mata mulher estrangulada e deixa corpo na BR-101, em Joinville
– Coca-Cola se posiciona sobre suspensão de vendas de bebida Del Valle em SC
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida: