Prefeitura contrata 81 médicos para atendimentos nas unidades de saúde em Joinville

Profissionais já iniciaram trabalho nas unidades

Prefeitura contrata 81 médicos para atendimentos nas unidades de saúde em Joinville

Profissionais já iniciaram trabalho nas unidades

Redação O Município Joinville

A Prefeitura de Joinville afirma que 81 novos médicos efetivos de Estratégia da Saúde da Família foram contratados e já iniciaram o trabalho nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs).

Esses profissionais fazem parte do grupo de 187 médicos aprovados no concurso homologado no mês de março e que devem ser convocados conforme a demanda de vagas da Secretaria da Saúde (SES).

Os médicos de Saúde da Família são especializados no atendimento à Atenção Primária, porta de entrada do serviço público de saúde, e buscam acompanhar o paciente durante todo o seu ciclo de vida, desde gestantes e crianças, até idosos.

Formação de profissionais

Para qualificar a rede de atenção e ajudar a suprir a demanda de médicos especialistas na área, a Secretaria da Saúde de Joinville possui o Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade, que já formou 34 profissionais. Desses, sete são servidores atuantes na rede municipal.

Carla Cechinel está entre as egressas da especialização. Ao concluir a formação, trabalhou como médica contratada. Hoje, após ser aprovada no concurso, é servidora pública municipal efetiva e atende na UBSF Adhemar Garcia. Além disso, é responsável por acompanhar e orientar um dos médicos residentes.

Segundo a gerente de Enfermagem e do Núcleo de Gestão Assistencial da SES, Vanessa Cardoso Pacheco, a intensificação do atendimento na Atenção Primária é uma estratégia que vem crescendo mundialmente, inclusive no atendimento da rede particular.

Atualmente, Joinville conta com 138 equipes que atuam na Atenção Primária nas UBSFs, com atividades nas unidades e no território, com ações que contemplam visitas a escolas, igrejas e domiciliares.

Os médicos da Saúde da Família não substituem os especialistas das demais áreas, já que para cada situação existe um limite para a sua atuação individual.

“Mesmo sendo encaminhado para um especialista, o paciente não deixa de ser acompanhado pelo médico da Família, já que esse profissional também tem a atribuição de coordenar os cuidados, orientando sobre dúvidas e demandas das outras especialidades”, informa Carla.

Leia também:
Procon de Santa Catarina determina suspensão de vendas de bebida Del Valle
Jovem mata mulher estrangulada e deixa corpo na BR-101, em Joinville
Coca-Cola se posiciona sobre suspensão de vendas de bebida Del Valle em SC


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo