Prefeitura convoca responsáveis por sepulturas em cemitério no Fátima, em Joinville
Sama está em processo de regularização de cemitérios municipais
Sama está em processo de regularização de cemitérios municipais
Nesta segunda-feira, 22, a Administração dos Cemitérios (Caserf) publicou no Diário Oficial do Município o Edital de Convocação para os responsáveis por sepulturas localizadas na Quadra 1 do Cemitério Municipal Nossa Senhora de Fátima, Rua Kesser Zattar, 70, bairro João Costa, em Joinville.
A medida ocorre devido ao processo de regularização de sepulturas nos cemitérios municipais de Joinville, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente de Joinville (Sama).
O edital traz o mapa de localização da Quadra 1 deste cemitério e a convocação é especificamente para responsáveis pelas 817 sepulturas indicadas no documento. Nesta quadra há sepulturas abandonadas ou em estado de abandono e sem identificação e também aquelas em bom estado de conservação.
As famílias responsáveis por essas sepulturas devem ir, em um prazo de até 30 dias a contar da publicação do edital, até a Administração dos Cemitérios (Caserf), localizada na Rua Ottokar Doerffel no bairro Atiradores, de segunda a sexta-feira, entre 7h e 16h, para tratar da regularização das sepulturas.
A orientação é que os responsáveis por sepulturas consideradas em bom estado de conservação também procurem a Caserf para verificação de documentos. Há casos em que o proprietário já faleceu e é necessário atualizar o cadastro.
São consideradas sepulturas abandonadas ou em estado de abandono, aquelas que:
Caso nenhum responsável pelas sepulturas abandonadas ou em estado de abandono vá até a Administração dos Cemitérios neste prazo de 30 dias, a Sama inicia as providências legais para a devida regularização, que consiste na abertura e retirada das sepulturas consideradas em abandono e situação de risco, sendo levados os restos mortais para o Ossário Municipal.
Esse processo de regularização é a continuidade de um trabalho iniciado pela Sama, que contratou uma empresa para fazer o georreferenciamento dos cemitérios municipais. Com esses dados, foi possível realizar os levantamentos de campo, que servem de base para a elaboração dos Editais de Convocação.
Leia também:
1. Da Venezuela ao Brasil: carta ao Proerd inspira coreografia premiada no Festival de Dança de Joinville
2. Joinville receberá espetáculo com músicas do universo de Harry Potter; saiba quando
3. Empresa de Joinville firma parceria com Giovane Gávio, bicampeão olímpico de vôlei
4. Obituário de Joinville: confira falecimentos dos últimos dias
5. Carro para em cima de moto após acidente no bairro Boa Vista, em Joinville
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: