Prefeitura de Araquari vai instalar 600 câmeras de vigilância nas escolas e postos de saúde
Medida é tomada após casos de vandalismo
Medida é tomada após casos de vandalismo
A Prefeitura de Araquari, por meio da Secretaria de Segurança Pública, anunciou a instalação de 600 novas câmeras de vigilância. Os equipamentos serão colocados em todas as Unidades Básicas de Saúde, Centros de Educação Infantil e escolas municipais.
O investimento será em torno de R$ 300 mil reais. A compra vai acontecer por meio do Consórcio Interfederativo Santa Catarina (Cincatarina), que dispensa licitação, e garante a agilidade na aquisição. Uma empresa será responsável pela manutenção.
Para o prefeito Gordo Jasper, essa iniciativa é uma forma de coibir atos de vandalismo, registrados contra prédios e aparatos públicos como aquele no CEI Marise Travasso, no Itinga, no início do mês, quando câmeras, portas e extintores foram danificados. “Toda a comida do CEI precisou ser descartada, um prejuízo de mais de R$ 6 mil. Não podemos admitir isso, pois quem paga essa conta é a sociedade”, lembra o prefeito.
O Secretário de Segurança Pública, Jocelito Rodrigues, lembrou que as imagens serão tratadas com sigilo respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). “O monitoramento será feito pela Central de Monitoramento da Secretaria”, explicou.
A Polícia Civil identificou um adulto e três crianças envolvidas no caso de vandalismo. A Polícia Científica coletou as impressões digitais, e a prefeitura estuda formas de responsabilizar os pais para que arquem com as despesas dos reparos.
A Polícia Civil segue trabalhando para identificar todos os autores do vandalismo. Denúncias podem ser repassadas pelo WhatsApp (48) 98844-0011, de forma anônima pelo 181 ou na Guarda Municipal de Araquari pelo 153.