Prefeitura de Garuva afirma que nenhuma dose vencida foi aplicada na cidade
Todas as doses têm data de validade verificada antes da aplicação
Em levantamento feito pelo jornal Folha de São Paulo nesta sexta-feira, 2, 26 mil doses de vacinas vencidas foram aplicadas em postos de saúde no Brasil. Garuva estava entre as cidades com 5 doses vencidas aplicadas, em comunicado, a prefeitura da cidade.
Em nota, a prefeitura disse que foi um erro cometido por profissionais dos postos de saúde responsáveis pelo registro das vacinações, que selecionaram um lote que não havia na cidade.
A prefeitura também afirmou que todas as doses tem sua data de validade verificada antes de serem aplicadas.
Confira na íntegra o comunicado oficial
A prefeitura de Garuva afirma que sequer recebeu o lote 4120Z001, citado em reportagem da Folha de São Paulo na tarde desta sexta-feira, 2 de julho. A reportagem publicada afirma terem sido aplicadas cinco doses de lotes vencidos em pessoas do município. Trata-de, na verdade, de erro cometido por profissionais das Unidades de Saúde responsáveis pelo registro das vacinações, que selecionaram um lote que não havia na Unidade. Quanto ao lote CTMAV505, as doses foram todas aplicadas antes do vencimento da vacina, ou seja, antes do dia 31 de maio.
A prefeitura reitera seu compromisso com a imunização de seus cidadãos e reafirma o compromisso dos profissionais de saúde com a conferência dos lotes e do vencimento de cada uma das ampolas abertas para aplicação.
Em nenhum momento foi aplicada uma dose vencida no município. As pessoas que tiveram as doses registradas no sistema com os lotes vencidos já foram contatadas pela Secretaria de Saúde. A caderneta de vacinação destas pessoas foi verificada, constatando que realmente a vacina aplicada não pertence aos lotes vencidos.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube