Prefeitura de Jaraguá do Sul restringe acesso a parque após aglomeração
Local fica restrito apenas para algumas atividades
Local fica restrito apenas para algumas atividades
Em função do grande número de pessoas que estiveram no Parque Via Verde nos últimos fins de semana sem respeitar as regras necessárias de combate ao coronavírus, desde sábado, 30, o uso dos parques públicos em Jaraguá do Sul fica restrito apenas para realização de atividades físicas individuais, como caminhada, corrida e ciclismo.
Placas proibindo a permanência na Via Verde já estão sendo colocadas e a fiscalização ficará por conta da Polícia Militar.
Segundo o secretário de Saúde de Jaraguá do Sul, Alceu Moretti, é importante que a comunidade entenda a necessidade de se conter a curva de contágio da doença.
“Estamos com a situação sob controle porque tomamos medidas de prevenção, sem isso estaríamos em um cenário muito pior. Se as pessoas começarem a ignorar os riscos, vamos enfrentar dificuldade”, alerta Moretti.
A secretária de Cultura Esporte e Lazer, Cleide Mosca, lembra que o Município antes de tomar a decisão de proibir a permanência nos parques tentou conscientizar a população sobre as regras que evitariam risco.
“Porém, o que vimos no último fim de semana, com pessoas aglomeradas, sem máscara, grandes grupos sentados na grama, como se nada tivesse acontecendo, nos obrigou a rever a decisão. Entendemos que as pessoas têm o direito de ir e vir, mas direitos individuais não estão acima do coletivo, que neste caso é o direito de proteção da saúde geral”, detalha.
Para a presidente do Comitê de Combate ao Coronavírus, Emanuela Wolff, é importante que as pessoas continuem se exercitando, o que ajuda a manter a saúde em dia e a mente relaxada, entretanto, a aglomeração verificada na Via Verde no último domingo acendeu o alerta.
“Sabemos que as pessoas estão ansiosas para voltar à normalidade, mas infelizmente ainda não é hora. Os casos estão aumentando e temos que focar energia e recursos na recuperação das pessoas, no combate ao crescimento descontrolado da curva de contágio e na manutenção das atividades econômicas”, diz.
*Obs: todos individualmente