Prefeitura de Joinville amplia testagem de Covid-19 para assintomáticos
Ao todo, são 650 testes rápidos e gratuitos disponíveis por dia
Ao todo, são 650 testes rápidos e gratuitos disponíveis por dia
A partir desta segunda-feira, 5, a Prefeitura de Joinville vai ampliar a testagem em massa de Covid-19 para pessoas assintomáticas que desejam saber se já foram infectadas pelo novo coronavírus.
Além das 200 vagas disponibilizadas diariamente no Centro de Triagem instalado na Associação Atlética Tupy (AAT), no bairro Boa Vista, serão oferecidas outras 450, totalizando 650 testes rápidos por dia no local.
O Centro de Triagem também passará a atender pacientes sintomáticos aos sábados.
O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h.
Os testes rápidos gratuitos também são oferecidos à comunidade no ambulatório da Universidade da Região de Joinville (Univille), que realiza 100 atendimentos diários, sempre no período vespertino, de segunda a sexta-feira.
Os agendamentos também são feitos pelo site da Prefeitura.
Integrando a ação de testagem em massa, o Centro Universitário da Católica de Santa Catarina também firmou parceria com a Prefeitura de Joinville e, a partir da próxima semana, passa a realizar os testes rápidos gratuitos em horários a serem confirmados.
A gerente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Joinville, Chana Beninca, orienta que as pessoas que já realizaram os testes devem evitar realizar novamente, oportunizando os testes para quem ainda não testaram.
As pessoas assintomáticas que desejam realizar o teste rápido gratuito para a Covid-19 devem acessar site da Prefeitura de Joinville e preencher o formulário, informando seus dados pessoais.
Ao final do cadastramento, os interessados poderão escolher a data, horário e local onde vai realizar o teste, conforme opções que serão apresentadas pelo próprio sistema eletrônico.
Além da ampliação no número de vagas, a partir da semana que vem o sistema vai disponibilizar a agenda para os próximos 30 dias.
Já as pessoas com sintomas de quadro gripal, como mal-estar, coriza, tosse, espirro, dor de cabeça, perda de olfato e paladar, devem procurar o Centro de Triagem e o Centro de Tratamento Precoce para Covid-19, instalados na ATT, uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) designadas como sentinelas, ou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Durante a segunda etapa do inquérito epidemiológico realizado pela Secretaria da Saúde de Joinville, iniciada no mês de setembro, foram realizados mais de seis mil testes rápidos.
De acordo com a gerente de Vigilância em Saúde da Secretaria, Chana Beninca, os dados obtidos pela testagem em massa são aplicados no inquérito epidemiológico e utilizados para as estratégias de controle da Covid-19, no município.
“Com esses dados, podemos acompanhar de maneira mais detalhada a propagação da doença, e tomar decisões como a liberação das atividades econômicas, para que não sejam paralisadas além do necessário”, finaliza.