X
X

Buscar

Prefeitura de Joinville autoriza empresas do transporte coletivo a renovar frota com apoio do Novo PAC

_Administração municipal está finalizando edital de licitação para o serviço

A Prefeitura de Joinville assinou o Termo de Anuência para que as empresas que operam o transporte coletivo na cidade possam aderir ao Novo PAC – Renovação da Frota, junto ao governo federal.

Paralelamente, o município segue trabalhando nos ajustes necessários para publicação do edital do transporte coletivo.

O Termo de Anuência referenda as informações prestadas pelas empresas, de acordo com o contrato de concessão/permissão e com as diretrizes e legislações municipais, estaduais e federais, inclusive no que se refere à acessibilidade de veículos para o transporte público coletivo urbano.

Adesão ao programa do governo federal

O principal objetivo da adesão ao Novo PAC é promover a renovação da frota com a aquisição de 18 novos veículos. Os novos ônibus terão ar condicionado e suspensão pneumática, seguindo os padrões das últimas aquisições, com o que há de mais avançado em tecnologia para carros urbanos. O trâmite de financiamento é realizado diretamente entre as empresas e o governo federal.

Atualmente, Joinville tem 288 veículos na frota operacional e 41 reservas. Em cada dia útil, a frota de ônibus do transporte coletivo de Joinville circula em média 48 mil quilômetros.

Licitação

Recentemente, o Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC) enviou o relatório referente à minuta do Edital de Licitação do Transporte Coletivo de Joinville. A minuta havia sido encaminhada pela Prefeitura de Joinville para análise do TCE-SC em março deste ano.

A partir de agora, a Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) avaliam os apontamentos feitos pelo pelo TCE-SC. Não há prazo para a finalização da análise, que segue critérios técnicos, antes da publicação do edital.

O Sistema de Mobilidade de Joinville (Simob) é dividido em quatro eixos: mobilidade, infraestrutura, tecnologia e transparência e tem como principal função oferecer ao joinvilense um sistema que facilite o deslocamento entre as diferentes regiões da cidade, prevendo pontualidade, aumento na quantidade de viagens, e diferentes recursos tecnológicos que vão aumentar a segurança tanto dos passageiros quanto dos profissionais.

Para a construção da licitação, a Prefeitura de Joinville contratou a Fipe, empresa responsável pelos estudos que formataram o modelo Simob, desenvolvido especialmente para atender as necessidades e características específicas de Joinville.

Ao longo do processo, a população opinou por meio de Consulta e Audiência Pública e os apontamentos foram considerados durante a elaboração da minuta do edital.

Leia também:

1. Casal é amarrado e agredido dentro de casa durante assalto, em Joinville
2. Stammtisch acontece neste sábado em Joinville com novidades; veja programação
3. Vereador busca recursos em Brasília para construção do Centro de Desenvolvimento Neuropsicopedagógico em Joinville
4. Entenda o que levou São Francisco do Sul a decretar situação de emergência
5. E-book Origens de Joinville revela a história da cidade além da colonização germânica


Assista agora mesmo!

Imponente Palacete Schlemm, de Joinville, tem detalhes criados pelo artista alemão Fritz Alt: