X
X

Buscar

Prefeitura de Joinville desiste de higienização nas ruas

Decisão foi tomada com base na orientação do Ministério Público

Por recomendação do Ministério Público de Santa Catarina, a Prefeitura de Joinville desistiu de realizar higienização nas ruas e locais públicos do munícípio. A manifestação do MP foi baseada em uma nota técnica da Secretaria de Estado da Saúde.

De acordo com o MP, o órgão não se posicionou contra a lavação de ruas, mas como o produto escolhido para aplicação na cidade não se encontra entre os recomendados pela instituição de saúde, o município não vai implementar a ação.

O documento do MP foi enviado nesta quinta-feira, 26, mas a recomendação faz parte de um procedimento iniciado no mês de março, pela 15ª Promotoria de Justiça de Joinville, com intuito de acompanhar as ações das prefeituras de prevenção contra o coronavírus.

A averiguação teve abrangência em 13 municípios, incluindo Joinville e Jaraguá do Sul.

Recomendação Secretaria de Estado da Saúde

A alegação da Secretaria de Estado da Saúde é de que “no momento, a prática de lavação de vias públicas com produtos químicos não é recomendável porque a matéria orgânica, presente em grande quantidade nas vias públicas, pode interferir na eficácia de alguns sanitizantes.”

Além disso, “alguns produtos utilizados geram riscos à saúde do trabalhador, bem como danos ao meio ambiente. A lavação de vias públicas com jatos pressurizados geram aerossóis, contaminando as superfícies adjacentes”. Outra alegação é de que a água deve ser utilizada de forma racional.

A recomendação também cita que “pode ser feita com pulverização de hipoclorito de sódio o 0,5%”, produto utilizado na composição de água sanitária. Também pode ser realizada a pulverização com quaternário de amônia de 5ª geração.