Prefeitura realiza parceria para tratamento de AVC em Joinville; entenda
Atendimento foi suspenso após equipamento apresentar problemas
A prefeitura de Joinville divulgou nesta sexta-feira, 8, que está mantida a parceria com o Centro Hospital Unimed (CHU) e Hospital São José para a realização de procedimentos para pessoas com Acidente Vascular Cerebral (AVC). A decisão foi comunicada após encontro entre o prefeito Adriano Silva (Novo), a vice-prefeita Rejane Gambin e o secretário da Saúde, Andrei Kolaceke, com os diretores do Hospital Municipal e o vice-presidente da Unimed Joinville.
O apoio do CHU para a realização de procedimentos de hemodinâmica havia sido encerrado nesta última quarta-feira, 6, após um dos aparelhos utilizados no tratamento, que pertence à unidade particular, apresentar problemas técnicos e precisar passar por manutenção. Com isso, foi necessária a suspensão temporária do atendimento.
“Agradeço muito ao suporte da Unimed Joinville, que acolheu o nosso pedido e vai continuar com a parceria junto ao Hospital São José para os procedimentos de hemodinâmica”, afirma Adriano.
De acordo com a prefeitura de Joinville, a parceria entre os hospitais iniciou em março deste ano após um dos aparelhos do Hospital São José, instalado em 2007, apresentar problemas, sendo necessária a importação de peças para substituição. E, para que os pacientes não ficassem sem o tratamento neste período, a Secretaria da Saúde de Joinville solicitou suporte ao hospital da rede privada.
“O aparelho que utilizamos tem mais de 15 anos de uso, o que dificulta bastante que a gente consiga adquirir peças para substituição. Por este motivo, já estamos prospectando a aquisição de um novo equipamento”, explica o secretário Andrei.
Ainda de acordo com informações do órgão municipal, na tarde desta sexta-feira, 8, a equipe médica que atende os pacientes acometidos por AVC e os profissionais de enfermagem e de apoio dos setores foram comunicados pela direção da unidade sobre manutenção ao apoio e, portanto, da continuidade dos atendimentos.
Tratamento de AVC em Joinville
Quando um paciente recebe atendimento médico e há suspeita de AVC, é realizada uma tomografia computadorizada para que o diagnóstico seja confirmado ou descartado. Em caso de confirmação, o médico direciona o tratamento.
Em Joinville, o profissional pode optar pelo tratamento com uso de medicamentos ou mecânico, com o suporte da hemodinâmica. Do total de pacientes atendidos, cerca de 70% utiliza o tratamento medicamentoso e 30% com a hemodinâmica.
Leia também:
– Confira dez coisas para fazer com a família em Joinville neste fim de semana
– Torre do Mirante ficará interditada para manutenção das antenas em Joinville
– Hospital São José fica sem equipamento para tratamento de AVC em Joinville; entenda
– VÍDEO – Caminhão-tanque é destombado e BR-470 liberada após 17 horas interditada
– Motorista protesta contra preço dos combustíveis em Brusque, o mais alto da região