Prefeitura de Joinville inicia instalação de bolsões para motos
Bolsões ficam junto a cruzamentos com semáforos
Bolsões ficam junto a cruzamentos com semáforos
Nesta segunda-feira, 24, a Prefeitura de Joinville, por meio do Departamento de Trânsito (Detrans), iniciou a implementação de bolsões para motos em vias da cidade.
Os bolsões são áreas de espera para motocicletas, delimitadas por duas linhas, junto aos cruzamentos semafóricos, onde os motociclistas ficam na frente dos demais veículos.
O primeiro deles será feito no cruzamento da rua Guaíra com a rua Cegonhas. Ainda durante o mês de julho, serão feitos bolsões nos cruzamentos da avenida Paulo Medeiros com a rua Nove de Março; da avenida Herman A. Lepper com a rua Itaiópolis; da avenida Paulo Schroeder com a rua Aimorés; e da avenida Albano Schulz com a rua Max Colin.
Segundo o gerente de Operações do Detrans, Samuel Luiz Bernardes Gomes, “o objetivo dos bolsões é priorizar os motociclistas na abertura do semáforo, distanciando motos dos carros de passeio e demais veículos, para evitar colisões”.
A criação de faixas de retenção exclusiva para motocicletas, motonetas e ciclomotores em cruzamentos semafóricos atende à Lei Municipal nº 9.363, de 04 de abril de 2023, e o Decreto Municipal 55.383, de 05 de junho de 2023.
Não são todas as ruas que comportam os bolsões. Conforme o Decreto Municipal 55.383, a via deve atender os seguintes critérios:
Leia também:
1. Agressões e sequestro: criminosos assaltam casa e moradores ficam feridos em Joinville
2. Tempo em Joinville: sol prevalece nesta segunda-feira
3. Mais de 500 vagas de emprego são divulgadas em Joinville
4. 40º Festival de Dança de Joinville: veja guia com todas as atrações do evento
5. Discussão em salão de festa termina com dois baleados em Guaramirim
Palacete Schlemm: a mansão de 1930 com detalhes criados por artista alemão: