Prefeitura de Joinville pede cautela e diz que não irá cancelar eventos

Município realizou coletiva de imprensa após a confirmação do primeiro caso de coronavírus em Joinville

Prefeitura de Joinville pede cautela e diz que não irá cancelar eventos

Município realizou coletiva de imprensa após a confirmação do primeiro caso de coronavírus em Joinville

Fernanda Silva

“Vamos nos preparar para vários cenários na saúde pública”, comenta o secretário de saúde, Jean Rodrigues da Silva, “não precisamos correr para farmácias e fazer estoque em casa.”

Durante coletiva de imprensa no fim da tarde desta quinta-feira, 12, a Prefeitura de Joinville falou sobre primeiro caso de coronavírus na cidade, deu orientações e pediu cautela à população.

O paciente diagnosticado com o vírus está em isolamento domiciliar e sendo monitorado pela rede pública de saúde.

“NO MAIS, É VIDA NORMAL NO MUNICÍPIO, NAS ESCOLAS E OUTROS”, AFIRMA O PREFEITO UDO DÖHLER.

Segundo a prefeitura, as medidas tomadas anteriormente devem continuar sendo usadas, como lavar as mãos com frequência e cobrir o rosto ao tossir, por exemplo. “No mais, é vida normal no município, nas escolas e outros”, afirma o prefeito Udo Döhler.

A única recomendação nova é referente aos idosos com mais de 60 anos. A secretaria de saúde orienta que esse público evite participar de eventos com aglomerações. As demais informações dadas anteriormente permanecem as mesmas.

Inclusive, no momento, o município não planeja cancelar eventos. Porém, o tema poderá ser rediscutido em nova reunião do comitê de contingência, marcada para a manhã da próxima segunda-feira, 16.

Os cuidados com higienização das mãos são fundamentais, afirma Silva. O uso do álcool em gel ou da água e sabão possuem a mesma eficácia contra o vírus. Ele também explica que devem procurar uma unidade de saúde, as pessoas que apresentarem dois sinais de gripe comum acompanhada de febre.

Casos que apresentam apenas sintomas de resfriados, mas sem febre, estão sendo descartados e o paciente orientado a retornar para casa. Por tanto, explica o secretário, é preciso prestar atenção nos sintomas.

Outra medida que será tomada pela prefeitura é a criação de um “tira dúvidas”, como chamaram. Ele funcionará de forma online e a população poderá fazer perguntas sobre o coronavírus. Se a dúvida persistir, um telefone para contato será informado.

 

 

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo