Prefeitura de Joinville realiza mutirão contra dengue nos bairros Saguaçu e Santo Antônio

Mutirão acontece na sexta-feira

Prefeitura de Joinville realiza mutirão contra dengue nos bairros Saguaçu e Santo Antônio

Mutirão acontece na sexta-feira

Redação O Município Joinville

Equipes da Prefeitura de Joinville e voluntários realizam na próxima sexta-feira, 24, um novo mutirão de combate à dengue, desta vez nos bairros Saguaçu e Santo Antônio.

Desde o início do ano, foram removidas 75 toneladas de entulhos nessas ações. Este é o décimo mutirão realizado neste ano pela Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde.

A ação desta semana ocorre das 8h às 12h e o ponto de encontro é o estacionamento do Centro de Atendimento ao Cidadão (rua Dr. João Colin, 2.719, Santo Antônio).

Além das equipes da Vigilância Ambiental, participam Agentes Comunitários, Defesa Civil, Bombeiros Voluntários de Joinville, Polícia Militar, Guarda Municipal, Departamento de Trânsito, 62º Batalhão de Infantaria e voluntários da comunidade.

“As ações educativas na comunidade têm o intuito de relembrar a população de que os cuidados em suas casas precisam ser contínuos para garantir uma prevenção efetiva”, diz o coordenador da Vigilância Ambiental de Joinville, Emerson Brites da Maia.

As equipes envolvidas no mutirão vão percorrer ruas dos dois bairros mapeados, visitar residências e comércios e orientar sobre formas de eliminação de possíveis criadouros do mosquito, eliminando-os quando encontrados. A ação também prevê o tratamento de depósitos que não podem ser eliminados.

Uma das orientações compartilhadas durante o mutirão são os cuidados de prevenção do check list do “10 Minutos contra a dengue”. Para conferir as orientações, basta acessar o site da Prefeitura de Joinville (joinville.sc.gov.br/dengue)

Bairros Saguaçu e Santo Antônio são contemplados pelo Método Wolbachia

Os bairros Saguaçu e Santo Antônio, onde acontece o mutirão desta semana, estão sendo contemplados neste ano com a soltura dos Wolbitos na segunda fase do Método Wolbachia, iniciada em agosto.

A segunda fase abrange 15 bairros e um alcance de 150 mil pessoas, chegando a 75% do município coberto pelo método. Em 2024, a primeira fase contemplou 17 bairros e aproximadamente 360 mil moradores.

Natural, autossustentável e sem qualquer modificação genética, o método introduz a bactéria Wolbachia, presente em 60% dos insetos da natureza e inofensiva aos humanos, nos mosquitos Aedes aegypti.

A presença da Wolbachia impede que os vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana se desenvolvam dentro do mosquito. Com a reprodução e o crescimento gradativo dos insetos com Wolbachia na natureza, o método contribui para a redução dessas arboviroses.

A segunda fase do Método Wolbachia atende os bairros Adhemar Garcia, Anita Garibaldi, Boehmerwald, Bucarein, Dona Francisca, Glória, Itinga, Jardim Paraíso, Nova Brasília, Pirabeiraba, Profipo, Rio Bonito, Saguaçu, Santo Antônio e Vila Cubatão.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo