Prefeitura de Joinville vai realizar cerca de 30 mil testes para Covid-19
Parte dos exames será realizado em domicílios escolhidos aleatoriamente para fazer um inquérito epidemiológico
Parte dos exames será realizado em domicílios escolhidos aleatoriamente para fazer um inquérito epidemiológico
A Prefeitura de Joinville anunciou na tarde desta sexta-feira, 15, que irá realizar 30 mil testes para diagnósticos do novo coronavírus. Partes dos materiais foram enviados pelo governo do estado. Em junho chegarão os insumos adquiridos pelo município. Serão 18 mil testes rápidos e seis mil tipo PCR. O investimento total é de R$ 4,6 milhões. A expectativa da Secretaria de Saúde é passar a realizar 2,7 mil exames por semana.
Os testes para o diagnóstico da Covid-19 serão realizados em pessoas sintomáticas, pertencentes aos seguintes grupos: profissionais da saúde; pessoas que tiveram contato domiciliar com profissionais da saúde sintomáticos; pessoas com síndrome respiratória aguda grave (SRAG); parturientes; gestantes de alto risco; idosos com síndromes gripais que residem em Instituições de Longa Permanência (ILPIs); e novos internos sintomáticos no sistema prisional.
Outras 12 mil pessoas deverão participar do inquérito epidemiológico que vai testar uma amostra populacional do município, para medir a curva de contágio da população e auxiliar a Secretaria da Saúde na tomada de decisões sobre ações como isolamento social e gestão de leitos baseada no percentual de contágio.
Capitaneado pela Secretaria da Saúde, o Inquérito Epidemiológico deve realizar cerca de 1,5 mil testes rápidos por semana.
O estudo terá a participação de domicílios escolhidos de forma aleatória e abrangerá todas as regiões da cidade. O contato inicial será realizado via telefone, por um profissional da secretaria. O entrevistador vai coletar informações sobre os moradores do local e um membro da família será convidado para fazer o teste rápido.
Os exames serão realizados no Centro de Triagem instalado na Associação Atlética Tupy ou em uma Unidade Básica de Saúde (UBS).
De acordo com a coordenadora do Centro de Triagem, Nicoli dos Anjos, o Inquérito Epidemiológico é uma ação diferenciada adotada pela Prefeitura de Joinville e de grande importância para as ações de prevenção e monitoramento da evolução da Covid-19, no município.
“A população deve saber que o Inquérito Epidemiológico vai iniciar e não deve estranhar se receber o contato do entrevistador da Secretaria de Saúde. É importante que as pessoas convidadas aceitem realizar o teste, para podermos levantar dados, traçar estratégias e saber quantas pessoas já foram infectadas no município”, explica Nicoli.
Até o momento, a Secretaria da Saúde de Joinville já realizou mais de 1,3 mil exames para diagnóstico da Covid-19.