Prefeitura implanta unidade responsável pelo cuidado e revitalização da região central de Joinville
Ações iniciaram em agosto
Ações iniciaram em agosto
A Prefeitura de Joinville implantou em agosto deste ano a Unidade de Atendimento ao Centro, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDE). Os objetivos são requalificar o Centro de Joinville, agilizar manutenções, aumentar a circulação de pessoas e fortalecer a parceria entre os setores público, privado e o voluntariado.
Segundo a prefeitura, a unidade trabalha diariamente para tornar ainda melhor a experiência de quem passa, trabalha ou vive no Centro da cidade e, dessa maneira, valorizar o comércio local e o patrimônio histórico, arquitetônico e cultural da área.
Como as ações se concentram em atividades que são facilmente percebidas pela população, o gerente da unidade tem ficado conhecido popularmente como “Síndico do Centro”.
“O Síndico do Centro funciona como gestor responsável por articular ações de zeladoria, segurança, eventos, comércio e patrimônio, em coordenação com o setor público e privado e, desta forma, tornar o centro mais limpo, seguro, vibrante e economicamente ativo”, explica Kleison Soares Vital, gerente da Unidade de Atendimento ao Centro.
Desde a criação da unidade, em agosto desde ano, foram mais de 110 demandas levantadas e resolvidas. Os casos mais comuns são reparos de calçamento e limpeza do sistema de drenagem em demandas que são realizadas pela própria equipe ou encaminhadas para a secretaria responsável pela execução. “Hoje temos uma evolução muito mais rápida nas demandas”, destaca Kleison.
Uma das frentes de atuação da unidade é a zeladoria. A equipe do Síndico do Centro solicita serviços como manutenção e limpeza de áreas públicas, recuperação visual das fachadas, requalificação das bocas de lobo, manutenção no sistema de drenagem e remoção de sujeira e resíduos.
Também já foram realizados reparos e nivelamento para melhorar a acessibilidade em calçadas, além de pintura e revitalização dos equipamentos de transformadores da rede Celesc. A equipe do Síndico do Centro percorre as praças e ruas da região central para verificar as condições dos espaços públicos e a necessidade de manutenção.
“Identificamos a necessidade de manutenção no piso tátil da praça Nereu Ramos, por exemplo. Além disso, realizamos a avaliação de bocas de lobo da rua XV de Novembro, 9 de março e nas praças. Fizemos a limpeza e em algumas usamos o hidrojato com apoio da Unidade Regional de Obras Centro Norte”, explica o gerente.
A Unidade de Atendimento ao Centro também é um canal de diálogo entre proprietários, setor privado, lojistas, comerciantes e moradores. Ela estimula o engajamento comunitário para ações em imóveis particulares nos quais o município não pode atuar.
“Articulamos, por exemplo, com a Associação de Proprietários da Região Central (APAC) e a Comunidade Cristã Siloé o projeto de pintura das fachadas dos imóveis da região central”, conta Kleison.
Neste caso, os donos dos imóveis fornecem a tinta e o material necessário para a limpeza e voluntários das igrejas garantem mão de obra voluntária.
Cerca de 100 voluntários de diferentes igrejas como a Comunidade Cristã Siloé e a Igreja dos Filhos participaram das ações que já foram realizadas. Eles lavam e preparam as paredes, além de reparar as partes quebradas antes da pintura. As equipes voluntárias também limpam os ambientes ao redor dos prédios, como as calçadas.
A equipe da Unidade de Atendimento ao Centro também fornece orientações e encaminhamentos para as secretarias responsáveis quando as demandas são por áreas jurídicas e administrativas quanto à ocupação, utilização e funcionamento dos imóveis e comércios no Centro.
A unidade fica na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, no O Farol, na rua Max Colin, 550. Além do atendimento presencial, registros de demandas que envolvam a unidade, podem ser realizadas via Ouvidoria, no aplicativo Joinville Fácil, no site da prefeitura ou pelo telefone 156.