Prefeitura lança edital para iniciar projetos de restauração da Cidadela, em Joinville

Documento prevê a contratação de uma empresa que ficará responsável pela elaboração dos projetos

Prefeitura lança edital para iniciar projetos de restauração da Cidadela, em Joinville

Documento prevê a contratação de uma empresa que ficará responsável pela elaboração dos projetos

A Prefeitura de Joinville lançou um edital nesta quinta-feira, 22, destinado a contratação de uma empresa que ficará responsável pela elaboração de projetos para restauração da Cidadela Cultural Antarctica.

O documento prevê o valor máximo admitido para a contratação de R$ 1,3 milhão e o prazo para execução dos serviços será de 13 meses, contados a partir do recebimento da ordem de serviço.

Em março deste ano, o complexo cultural foi atingido por um incêndio de grandes proporções e teve parte da estrutura destruída pelas chamas.

Projetos a serem elaborados

Na lista de projetos a serem elaborados, está previsto um diagnóstico arqueológico, restauração, instalações elétricas, climatização e prevenção e combate a incêndio.

Entre as etapas de elaboração, o edital prevê um estudo preliminar de zoneamento, além de etapas dos projetos básico e executivo.

Ainda não é possível estimar o valor que será destinado para as obras de revitalização. Isto só será possível a partir do resultado de estudos.

A definição do programa de usos e de necessidades das edificações e espaços que conformam o imóvel será feita com base no zoneamento e nas decisões documentadas pela prefeitura.

Atualmente, o local abriga o galpão da Associação Joinvilense de Teatro (Ajote) e  a Associação dos Artistas Plásticos de Joinville (Aaplaj).

Relembre o incêndio 

Na tarde de 19 de março, um incêndio atingiu o prédio da Cidadela Cultural Antárctica. As chamas iniciaram por volta das 15h30 e o fogo só foi controlado no início da noite.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros Voluntários, o incêndio iniciou em uma sala que era utilizada para guardar materiais de arquivo e se espalhou rapidamente pela estrutura. A ocorrência reuniu 28 bombeiros, que atuaram com o apoio de 13 veículos.

Um laudo pericial da Polícia Civil realizado cerca de um mês após o ocorrido apontou que  o incêndio foi um evento decorrente de ação humana, não sendo possível determinar se proposital ou acidental e que gerou riscos apenas a quem eventualmente estivesse no interior da edificação no momento da ocorrência.

Ainda no mês de abril, para facilitar a circulação de pessoas pelo local, a Prefeitura de Joinville removeu o muro e uma cerca que ficava entre a Cidadela e o Parque das Águas.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo